JornalCana

Alcoeste é a 80ª maior usina do País em produção de etanol

A Alcoeste Destilaria Fernandópolis está na 80ª posição do ranking de produção de 236 usinas brasileiras de etanol. É o que mostra o Anuário 2009 – Análise Energia, que é baseado em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

Além das 236 usinas citadas, outras 157 unidades entraram em funcionamento em 2008, entre elas a Usina Ouroeste, uma parceria entre os grupos Moema e Arakaki. Atualmente o Brasil possui em operação aproximadamente 390 usinas produtoras de etanol.

Com uma produção de 85,848 milhões de litros em 2008, a Alcoeste foi responsável por 0,38% do total de etanol produzido no País. A primeira colocada foi a Usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP, que produziu 336 milhões de litros e foi responsável por 1,49% do total da produção brasileira.

Segundo o diretor superintendente da Alcoeste, Celso Spósito Reynaldo, para a safra deste ano está prevista a produção de 93 milhões de litros de etanol, o que representará um aumento de aproximadamente 9%.

Na safra 2007/08, o Brasil teve uma participação de 38% na produção mundial de etanol. Já a participação das usinas do estado de São Paulo na produção total de etanol do Brasil na mesma safra foi de 60%. Atualmente 30% da frota brasileira de automóveis e veículos leves é formada por veículos bicombustíveis.

Ainda de acordo com análise do anuário, atender à crescente demanda interna brasileira será o principal desafio dos produtores daqui para frente. Entre 2000 e 2007, o consumo de etanol avançou 50%, enquanto o da gasolina cresceu 8% e o de óleo diesel 17,4%. Segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2017 o consumo de etanol no Brasil representará 80% dos combustíveis líquidos consumidos por veículos leves e de pequeno porte.

Apenas para atender o consumo brasileiro de etanol, a EPE estima que será necessária a construção de 246 novas usinas até 2017, adicionando uma média de cerca de 4,5 bilhões de litros ao mercado por ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram