JornalCana

Alco em alerta à possibilidade de desabastecimento

A situação do País no tocante à possibilidade de um eventual desabastecimento de álcool combustível é preocupante. A opinião é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Álcool – Alco, Roberto Holanda. “Estamos fazendo um acompanhamento contínuo para nos prevenirmos quanto a qualquer eventualidade. A antecipação da safra no Centro-Sul deve evitar problemas. Além disso, o Nordeste enviou mais de 50 milhões de litros para o Centro-Sul. Agora, com o término da safra nesta região, esperamos que também venha álcool daquela região para a nossa a partir de maio. Com isso esperamos evitar o risco de desabastecimento no Nordeste”, diz.

Segundo ele, o crescimento da demanda na última safra se deve ao incremento natural do consumo associado à medidas adotadas pelo próprio consumidor, como acrescentar álcool à gasolina por conta própria, como forma de economizar mais. Hoje este tipo de mistura, conhecida como “rabo de galo”, representa um consumo estimado entre 5% e 6% da produção nacional de álcool. “É um fator significativo”, observa Holanda.

O presidente da Alco, acrescenta porém que a capacidade de produção ociosa do setor gira na faixa dos 3 bilhões de litros anuais. “Existe um potencial de crescimento muito grande da área plantada. Atualmente existem novas fronteiras agrícolas, que podem atender perfeitamente ás necessidades do setor sucroalcoleiro como a região do Semi-Árido nordestino ou o sul da Bahia. Este potencial de crescimento serve para atender tanto a demanda do mercado interno como externo”, afirma o executivo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram