JornalCana

Alambiques do Maranhão se unem para crescer

Tomando como exemplo o que aconteceu em Minas Gerais e na Paraíba, proprietários de alambiques do sertão maranhense estão se unindo para ampliar as vendas de cachaça artesanal.

Segundo um levantamento da gerência de Desenvolvimento Regional de São João dos Patos, a região atualmente é capaz de produzir uma média de 2, 7 milhões de litros da bebida/ano. Ao todo são 320 engenhos, 256 dos quais cadastrados na gerência.

Localizada a 639 km de São Luís, a cachaça produzida pela região é artesanal – e esta forma de fabricação faz o produto ser disputado nos mercados nacional e internacional. Ao contrário do modo industrial, a cana não é queimada antes do corte, o cultivo é livre de agrotóxicos, o fermento é natural e a bebida é destilada em alambiques de cobre, o que garante sabor e qualidade superiores.

“Estamos iniciando um processo de união. Faltava um elo de ligação entre os produtores e todos aqueles que podem se beneficiar com o fortalecimento da atividade na região “, afirma o prefeito do município de Colinas e presidente da

No próximo dia 22 de março, no município de São Domingos do Azeitão, será elaborado o plano de trabalho do setor para 2003. “Esse primeiro encontro acontece num momento importante para os produtores, que já perceberam o seu potencial e também as vantagens de se organizar antes do início da produção, que acontece em abril, com o plantio de cana-de-açúcar”, diz José de Ribamar Morais, da unidade de Comercialização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão(Agência Sebrae )

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram