fbpx
JornalCana

Agronegócio tem 28,5 milhões de pessoas atuando no setor no 3º trimestre

Confira os dados do Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, divulgado pela CNA, em parceria com o Cepea

O agronegócio registrou a participação de 28,5 milhões de pessoas trabalhando no setor, no terceiro trimestre de 2023, alcançando resultado recorde para o período. A participação do setor no total de ocupações do Brasil foi de 26,8%.

Os dados são do Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Este resultado representa um aumento de 1,4% em relação ao 3º trimestre de 2022, representando um incremento de mais de 396 mil pessoas ocupadas no setor. O segmento que mais contribuiu para este desempenho foi o setor de agrosserviços, com expansão de 8,1% (744,25 mil pessoas), seguido pelo segmento de insumos que aumentou em 9,4% (26,50 mil pessoas).

LEIA MAIS > A reação tardia do açúcar e a demanda sazonal

“O avanço em ambos os segmentos deve refletir o excelente desempenho da produção agrícola dentro da porteira, que estimula os segmentos a montante e a jusante no agronegócio”, aponto o estudo.

De acordo com o estudo, os rendimentos mensais dos empregados assalariados cresceram 3,4% no agronegócio brasileiro no 3º trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, entre os empregadores, o ganho de rendimentos no agronegócio foi de 3,5%.

O estudo aponta também que a expansão do ganho real observado para os trabalhadores por conta própria do agronegócio foi de 2,4% no terceiro trimestre deste ano em relação ao terceiro trimestre de 2022.

O Boletim aborda aspectos da conjuntura e da estrutura do mercado de trabalho do agronegócio brasileiro e analisa a população ocupada no setor a cada trimestre e a evolução do “estoque de empregos”, comparando com a série histórica já feita pelo Cepea desde 2012.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram