JornalCana

Agronegócio atrai atenção de senador republicano

Único agricultor familiar com assento no Senado dos EUA, Chuck Grassley está no Brasil para conhecer mais detalhes sobre o agronegócio nacional e, sobretudo, tentar impulsionar as negociações no âmbito da Rodada de Doha. Ontem ele foi recebido no Itamaraty e no Ministério da Agricultura. O senador republicano de Iowa lidera uma comissão de parlamentares norte-americanos que está em visita oficial ao Brasil para tratar de questões agrícolas e comerciais.

Grassley é presidente da comissão de finanças do Senado norte-americano, que também trata de comércio exterior. “Minha expectativa é que os encontros nos ajudem a superar as divergências nas negociações agrícolas da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio. Essas conversas são fundamentais para ambos os países e espero que possamos compreender melhor nossas áreas de interesse comum e trabalhar juntos por um final satisfatório das negociações”, disse o senador em nota.

De acordo com a Embaixada dos EUA, o álcool e a soja estão na pauta do grupo durante a visita ao Brasil. “O Brasil é líder mundial em agricultura. Espero que esta viagem nos permita conhecer melhor a economia agrícola do País. Estou interessado em aprender mais sobre o uso intensivo do etanol e a produção de soja no Brasil.”

Doha e álcool

No Itamaraty, o grupo liderado pelo senador teve encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os dois principais temas foram as negociações para a Rodada de Doha e questões relacionadas à produção do álcool combustível, o etanol. No Desenvolvimento, segundo a assessoria de imprensa do ministério, Grassley não participou do encontro, mas o grupo tratou de comércio exterior com o ministro Luiz Fernando Furlan. Não foram divulgados detalhes.

A comitiva conhecerá o interior do Paraná na manhã desta quarta-feira, quando o grupo desembarca em Maringá. À tarde, na capital paulista, terá encontro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e amanhã participa de café da manhã na Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram