JornalCana

Agrometeorologia minimiza efeitos do clima

As informações sobre a interação entre a meteorologia e a agricultura estão ajudando a melhorar a produtividade dos canaviais. O Sistema de Monitoramento Agrometeorológico para Cana-de-Açúcar, do Instituto Agronômico de Campinas — IAC, tem auxiliado as áreas agrícolas de usinas e destilarias no planejamento do plantio, manejo e colheita. As contribuições desse serviço – que surgiu há quatro anos – não devem parar aí. As previsões e perspectivas são positivas. “Até maio, estaremos lançando um software para dar suporte a um conjunto de atividades voltadas para o setor”, informa o engenheiro agrônomo Orivaldo Brunini, coordenador do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas — Ciiagro, órgão do IAC.

Outra novidade – segundo ele – será a aproximação cada vez maior desse serviço ao Ambicana, projeto do Centro Apta Cana/IAC, com sede em Ribeirão Preto (SP), que propõe uma nova classificação do solo. Este trabalho – coordenado pelo pesquisador Hélio do Prado – cria condições para intervenções no ambiente de produção, levando em consideração, além da fertilidade do solo, variáveis como disponibilidade de água e a espessura da camada superficial. Para Brunini, o “casamento” entre as informações meteorológicas e o Ambicana deverá favorecer, ainda mais, o aumento da produtividade dos canaviais.

As ações, nessa área, refletem o interesse cada vez maior de técnicos, gerentes e diretores agrícolas pela utilização de parâmetros agrometeorológicos nas lavouras das usinas. O coordenador do Ciiagro afirma que houve um aumento superior a 30% nas visitas ao site do serviço (htpp://ciiagro.iac.br) após a realização do curso “Técnicas agrometeorológicas e suporte ao monitoramento de culturas – cana-de-açúcar”, no início de dezembro, em Ribeirão Preto (SP). O evento abordou temas como balanço hídrico, técnicas de estimativa de evapotranspiração, índices de monitoramento da seca e manejo de água. Além disso, divulgou o sistema voltado para a cultura da cana e o acesso on-line para planejamento agrícola baseado no estudo dessa relação entre meteorologia e agricultura.

Confira matéria completa na edição de Janeiro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram