Mercado

Agromen reforça investimento em álcool

O cenário complicado para o setor de grãos na safra 2005/06 – com estabilidade nos preços internacionais e câmbio ainda desfavorável às exportações – levou a Agromen, sediada em Orlândia (SP), a reajustar seu foco de atuação. A empresa está substituindo parte da área de soja por cana-de-açúcar e acelerou os investimentos para a conclusão de uma nova usina em Itumbiara (GO).

Os preços internacionais dos grãos estão dentro da média internacional e não há perspectiva de altas. O problema é o câmbio, diz Sergino de Mendonça Neto, presidente do grupo Agromen.

Ele acredita que haverá uma pequena valorização no real em relação ao dólar em 2006, mas ainda assim, reduziu a área destinada à soja de 25 mil hectares na safra 2004/05 (plantados em Goiás) para 18 mil, o que se reverterá também em queda na produção, que na safra passada alcançou 1,2 milhão de sacas.Um aumento na área plantada de soja no futuro dependerá da melhoria do câmbio.

Os 7 mil hectares serão usados na ampliação da área de cana, que no ciclo passado totalizaram 40 mil hectares. Neto diz que procurou plantar soja nas unidades de Goiás para fixar nitrogênio no solo – que favorece a produtividade da cana – e que naturalmente haveria essa substituição, mas os preços desfavoráveis do grão ajudaram a acelerar essa mudança.

A área plantada de cana foi ampliada de 40 mil para 48 mil hectares na safra 2005/06 e a meta, segundo Neto, é expandir em mais 18 mil hectares até 2008, para atender à demanda da nova usina.A demanda por álcool combustível tem sido um forte fator de estímulo e a previsão é que as usinas adiantem a moagem em 2006.

Na área de cana, a empresa conclui em 2006 aporte de R$ 115 milhões (iniciado em 2004) para a construção da segunda usina da empresa Vale do Verdão Açúcar e Álcool, um dos 12 empreendimentos do grupo. Do total, R$ 23 milhões estão sendo financiados pelo BNDES.Os equipamentos já estão montados. Falta a montagem e interligação dos equipamentos, diz.

A usina, segundo Neto, começa a operar em 2007 e terá capacidade para processar 1,5 milhão de toneladas de cana. No primeiro ano de atividade, no entanto, irá processar a metade desse volume. A Vale do Verdão também possui uma unidade em Turvelândia (GO), que processa por ano 3,7 milhões de toneladas de cana.

No início, a produção será voltada apenas para a produção de álcool, diz Mendonça. A usina de Turvelândia, produziu neste ano 3,3 milhões de sacas de açúcar e 176 milhões de litros de álcool – queda de 5% nos dois itens na comparação com os números de 2004.

Banner Revistas Mobile