Mercado

Agroenergia é tema de seminário em Londrina

Cerca de 100 pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), de universidades e centros de pesquisa do Estado participam em Londrina do seminário “Agroenergia no Paraná: situação atual e perspectivas”, que começou nesta terça-feira (18) e prossegue até quinta (20). Entre os temas em debate estão biogás, biodiesel, cana-de-açúcar e florestas energéticas. O encontro acontece na sede do Iapar.

De acordo com Mateus Azevedo, coordenador das pesquisas em agroenergia do Iapar, o seminário foi organizado visando obter elementos para avaliar os estudos em andamento e a busca de outras abordagens possíveis neste campo do conhecimento. “O objetivo é apresentar e discutir os temas entre especialistas. É o primeiro passo para futura reprogramação de pesquisa em agroenergia no Paraná”, afirma.

IAPAR – Desde o ano de 2004 o Iapar vem dedicando parte de sua força de pesquisas ao estudo de fontes para obtenção de biocombustíveis, em sintonia com uma ideia que ganhou força no mundo todo a partir da preocupação com a emissão de gases de efeito estufa, principalmente o CO2, decorrente do uso de combustíveis fósseis.

Em consonância com as diretrizes do Programa Paranaense de Bioenergia – de cuja criação o Iapar participou– e, também, do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, essa linha de atuação ganhou força e, a partir de 2008, todos os projetos de pesquisa da instituição nesta área foram alinhados em uma única unidade gerencial, o Programa Agroenergia.

As pesquisas do Iapar vêm se concentrando nas espécies vegetais oleaginosas e, mais recentemente, incluiu também o estudo das microalgas. Mas, conforme Azevedo, a dinâmica dessa área aponta para a necessidade de investigar as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de outros complexos energéticos, como aqueles que envolvem gordura animal, biogás, cana-de-açúcar e florestas energéticas.

Agência Estadual de Notícias

Banner Revistas Mobile