JornalCana

Agro perde Diniz Junqueira, um dos pais do Proálcool

Ele faleceu aos 94 anos

Foto: Divulgação

Faleceu na manhã de sexta-feira (21/02) Eduardo Diniz Junqueira, um dos pais do Programa Nacional do Álcool, o Proálcool.

Ele tinha 94 anos.

Junqueira também foi fundador e presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP por 12 anos.

O empresário teve papel fundamental na formatação e no norteamento das ações da entidade.

NOTA

A entidade a qual Junqueira fez parte emitiu uma nota em que agradece os serviços prestados e enaltece toda a trajetória do ex-presidente da entidade. Confira:

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Sr. Eduardo Diniz Junqueira, fundador e presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP por 12 anos. Sr Eduardo teve papel fundamental na formatação e no norteamento das ações da entidade.

Hábil, presente e comprometido, soube manter coeso e engajado o grupo de empresários que criou e conduz a ABAG/RP até os dias de hoje. O Sr Eduardo era um homem de muitos predicados. Além de empresário visionário, de mente brilhante, era progressista e democrático. Um intelectual nato, que se dizia um “ledor” de livros, e o fez tanto e tão bem, que acabou se tornando um escritor.

Progressista e empreendedor fez muito pelo agronegócio regional e nacional. Em 1958, foi pioneiro no plantio de soja na região de Ribeirão Preto. Em 1963, participou da fundação da Cooperativa dos Agricultores da região de Orlândia – CAROL.

Pouco tempo depois, foi um dos líderes na montagem da a Cia Açucareira Vale do Rosário, uma usina de fornecedores, que chegou a ter mais 100 sócios. Juntamente com um grupo de visionários, no início da década de 1970, na busca por alternativas ao petróleo, participou ativamente da criação do Proálcool.

Foi Conselheiro do AIAA – Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de São Paulo, vereador no município de São Joaquim da Barra, e participou também da criação da UNICA. Teve uma vida voltada à lida da terra, à união de pessoas em torno do ideal da valorização do Agronegócio Brasileiro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram