JornalCana

Agro Industrial Tabu anuncia associação com a Alcotra

A Agro Industrial Tabu S.A. está se associando à Alcotra Bioenergy S.A. – empresa Belga com sede em Bruxelas em uma operação que vai unir o melhor produtor de álcool neutro do País ao maior distribuidor internacional de etanol. O acordo está sendo formalizado hoje e vai proporcionar que os produtos da Agro Industrial Tabu tenham maior capilaridade chegando a novos mercados com o know-how da Alcotra, tornando a empresa mais competitiva no cenário internacional.

Exportação sempre foi um dos alvos da Tabu, que já atende a vários países, principalmente da Europa. A associação com a Alcotra acontece depois de uma fase de grandes investimentos na Tabu, que resultou em expansão da área agrícola, melhoria na indústria e na logística de operação, apoio aos fornecedores e desenvolvimento do conhecimento e habilidades técnicas do seu corpo e colaboradores.

O processo de modernização começou em janeiro de 2005 com o desenvolvimento dos projetos agrícola e industrial visando a plena utilização das capacidades de moagem e destilação hoje instaladas. Em 2006, a Tabu partiu para o detalhamento e dimensionamento financeiro do seu Projeto de Desenvolvimento, obtendo em ato seguinte, o financiamento e apoio do Banco do Nordeste – BNB para viabilizar sua execução.

Os investimentos, que contaram ainda com recursos próprios, já deverão resultar na safra 2007/2008 em um crescimento de mais de 40% no volume da cana moída e álcool produzido, informam os diretores da Tabu José Ricardo e Sérgio Frota.

“Depois de todos esses investimentos e melhorias, decidimos estabelecer parceria com uma empresa que fosse capaz de nos emprestar grande poder de negociação nacional e internacional e que nos possibilitasse acessos aos grandes negócios do setor e às linhas de logística e financiamento que nos colocasse em pé de igualdade com as grandes companhias que estão se formando através dos processos de fusão e aquisição que todos temos assistido. Essa união corroa esse esforço de crescimento e aprimoramento”, diz o Presidente da empresa Frederico Lundgren, representante dos acionistas brasileiros que seguirão sendo majoritários e controladores da gestão da companhia.

Sobre a Tabu

A Agro Industrial Tabu S.A é destaque na produção de álcool extra-neutro, sendo pioneira no Brasil na fabricação do álcool neutro absoluto. A qualidade elevada possibilita à Tabu atender às maiores exigências e expectativas mais rigorosas dos padrões mundiais. Os projetos prevêem aumento de mecanização, expansão da fertirrigação e irrigação.

A Tabu é a primeira destilaria autônoma do Brasil a possuir o título Sistema Integrado de Gestão – ISO 9001:2000 e 14001:2004. Atuando no mercado mundial desde 1979, com ampla expertise na fabricação e logística de álcoois finos, o álcool produzido na Agro Industrial Tabu é considerado uma referência no quesito qualidade na avaliação das mais reputadas “tradings” do mundo. A empresa está instalada no município de Caaporã, Paraíba, com escritório comercial em Recife.

Sobre a Alcotra

Com vendas globais excedendo um milhão de metros cúbicos, Alcotra é a líder mundial no comercio de etanol. Hoje, a empresa abastece diretamente nos E.U.A, na Ásia e na Europa os maiores usuários finais de etanol através de rede de distribuição do Alcogroup, sediada em Bruxelas. Cerca de 70% do volume comercializado pela empresa é proveniente do Brasil. Nestes quinze anos de existência, Alcotra negociou 5 milhões de toneladas no mercado mundial, ou seja 50% do mercado total.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram