A partir do próximo dia 25 de abril, a Agrishow, maior feira do setor na América Latina estará de volta. Na manhã desta sexta-feira (25), dirigentes de associações relacionadas à organização do evento participaram de uma coletiva de imprensa, onde evidenciaram a grande alegria pelo retorno da feira, suspensa nos últimos três anos, por conta da pandemia da covid-19.
A Feira da Redenção, fim da abstinência, a maior de todas as feiras, foram algumas das expressões usadas para definir a grande expectativa com a volta do evento, que deverá ser marcado pela realização de grandes negócios. “Nesses três anos, o setor não parou, as fábricas não pararam, e o desenvolvimento de produtos continuaram de forma acelerada. então deveremos ter uma chuva de novidades, que caminham para o lado da conectividade e da modernidade”, afirmou o presidente da Agrishow 2022, Francisco Matturro.
Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, “vamos fazer uma feira que valerá por três, será a feira da redenção. O grande desafio será a questão dos fertilizantes, então o Brasil deve investir muito na produção de fertilizantes.
Para Eduardo Daher, da ABAG, a Agrishow é o tiro de largada da safra. “É onde a oferta encontra a procura. Uma feira focada em negócios e que permite a experimentação. Não se compra uma colheitadeira pela internet, as pessoas gostam de ver, experimentar. Com relação à questão dos fertilizantes, precisamos trazer calma e serenidade para esta discussão e evitar o catastrofismo”, disse.
LEIA MAIS > RenovaBio: ANP publica metas individuais das distribuidoras para 2022
Segundo o conselheiro da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Carlos Henrique Heredia, “estamos com crise de abstinência da Agrishow. A feira não é só para vender, mas também para interagir e trocar informações, como nessa questão de fertilizantes. O setor está trabalhando muito forte para continuar cumprindo a sua função. Ano passado foi um ano desafiador e nós fizemos entrega de 46 milhões de toneladas de fertilizante e batemos de novo recorde e a produtividade está aí em função desse trabalho”, informou.
Público e faturamento
A expectativa de público nos cinco dias de evento é repetir o sucesso da edição de 2019, quando recebeu um total de 159 mil pessoas, em sua maioria, compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, provenientes de todas as regiões do país e também do exterior.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que também participou da coletiva, falou sobre as melhorias estruturais realizadas para receber a alta demanda de público. “Hoje, a exatos 30 dias para abertura da feira, posso afirmar que a cidade está preparada para recebê-los. Durante esse período, Ribeirão Preto não parou, fizemos melhorias na nossa infraestrutura urbana, como a remodelagem do entorno do aeroporto, a duplicação da avenida Adelmo Perdizza, dando acesso ao anel viário-sul em frente ao estacionamento da Agrishow, então, tudo que podemos fazer para preparar a cidade, nós fizemos”, disse.
LEIA MAIS > Embrapa Agroenergia, o UDSA e o U.S. Grains Council articulam sobre RenovaBio
O presidente de honra da Agrishow, Maurílio Biagi, projetou que a 27ª edição da feira possa movimentar cerca de R$ 6 bilhões. “Arrisco que a feira vai faturar acima de R$ 6 bilhões este ano. Só corrigindo pela inflação os R$ 2,9 bilhões arrecadados na última feira em 2019, chegamos a R$ 3,8 bilhões a R$ 4 bilhões. E existe uma demanda reprimida, ficamos três anos sem feira, há entusiasmo até psicológico, o visitante pode comprar mais do que desejava.”, explicou.
A Feira
De 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, acontece presencialmente a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Com a participação de mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, a feira reunirá a cadeia de produção do agro nacional para apresentar as principais novidades tecnológicas do setor, a fim de atender todas as demandas do produtor rural e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade do segmento.
Entre as novidades está o Agrishow Labs, uma jornada de conteúdo estratégico, focado no ecossistema de inovação agrícola para conectar, difundir ideias, apoiar e acelerar o desenvolvimento de soluções que ajudem o agro a crescer de forma sustentável. Durante a realização do evento, haverá um espaço dedicado ao projeto e também acontecerá o Prêmio Agrishow de Startups, com o objetivo de premiar três startups que apresentem as melhores soluções para o agronegócio.
LEIA MAIS > Normas sobre qualidade do etanol hidratado à venda direta serão adequadas
Duas novas áreas também devem atrair a atenção dos produtores rurais. Na pista para caminhões autônomos, eles poderão conhecer os modelos que estão disponíveis no mercado, entender suas funcionalidades e benefícios no transporte dos alimentos pelas rodovias do país até portos, armazéns, centros de distribuição e indústrias de processamento.
Outro espaço interessante será o Agrishow Pra Elas, ponto de encontro das mulheres na feira. Além disso, o público do agro também terá acesso a diversos conteúdos que serão transmitidos pela internet durante e depois do evento por meio do Estúdio Agrishow Digital.