A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Christiane Abreu de Oliveira Paiva, é a primeira mulher homenageada na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.
A cientista é líder de uma pesquisa que identificou bactérias capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas.
A homenagem foi concedida pelas entidades realizadoras da feira: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). A Agrishow se encerra nesta sexta-feira, dia 5 de maio.
“Me sinto emocionada em ser a primeira mulher a receber esse prêmio e por ter liderado uma pesquisa que traz tantos ganhos para o país, um produto à base de bactérias isoladas que faz com que o produtor ganhe, não só produtividade, mas tenha também a possibilidade de uso sustentável”, afirmou Christiane.
LEIA MAIS > Em ascensão no mercado agrícola, os benefícios dos bioinsumos serão debatidos no CANABIO 2023
O prêmio é conferido anualmente a uma personalidade ou ação que tenha prestado contribuições relevantes ao agronegócio brasileiro.
Já foram contempladas Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Reinhold Stephanes, João de Almeida Sampaio, Alysson Paolinelli, Roberto Rodrigues, Orlando Melo de Castro, Silvio Crestana, Marcos Landell, entre outros.
“É uma honra ser a primeira pesquisadora contemplada, engenheira agrônoma em um universo tão masculino como o agro. Represento as mulheres cientistas do país entre tantos nomes brilhantes que temos. É o reconhecimento do universo feminino tomando seu espaço nesta e em outras áreas”, frisou Christiane, que acrescentou ainda que o prêmio é também uma celebração aos 50 anos da Embrapa.