JornalCana

Agrishow – Feira reúne Comissão de Agricultura do Congresso

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados visitou A Agrishow 2008, nesta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalho, com o objetivo de discutir o endividamento dos agricultores e os impactos da reforma tributária sobre o agronegócio.

Na oportunidade, o deputado Duarte Nogueira disse que reforma tributária deve raicionalizar e simplificar o sistema, eliminar distorções como a guerra fiscal, além de reduzir a carga tributária para estimular a competitividade. O parlamentar afirmou que sem essas características, a reforma não beneficia o setor agropecuário.

A discussão também levantou questões que emperram o crescimento do setor indutrial, como tributação dos bens de capital. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, criticou a posição do Governo em manter a taxação de equipamentos usados na indústria. “Não existe país desenvolvido que tributa bens de capital. É preciso que o Brasil entre na onda dos países desenvolvidos promovendo a desoneração do setor e investindo em educação”.

O vice da Abimaq, João Carlos Marchesan, disse aos parlamentares que é preciso apressar a negociação da dívida do agricultor e provocar um debate entre a esfera política e a classe produtora. “O endividamento compromete a renda e não permite que o homem do campo invista em melhorias para suas terras e para aumento da sua produção”, afirmou.

Marchesan defende a redução da taxa flat de 4%, cobrada pelos bancos sobre os empréstimos concedidos para a aquisição de equipamentos, tratores e colheitadeiras. A taxa é recolhida pelos fabricantes e incide diretamente no produtor rural brasileiro.

A reunião contou com a presença dos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) – presidente da comissão -, Duarte Nogueira (PSDB-SP), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Moreira Mendes (PPS-RO), Pedro Chaves (PMDB-GO), Leandro Vilela (PMDB-GO), Paulo Piau (PMDB-MG), Vitor Penido (DEM-MG), Abelardo Lupion (DEM-PR), Marcos Montes (DEM-MG), além dos senadores Kátia Abreu (DEM-TO) e Gilberto Goellner (DEM-MT).

Hoje (2), os parlamentares se reuriram em Uberaba, MG, com os membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, para debater os problemas da cadeia produtiva de carne bovina na reagião. O grupo vai discutir os entraves na exportação do produto para a União Européia e a elaboração de políticas e diretrizes para o desenvolvimento do setor. A reunião foi realizada durante a 74ª Exposição da Pecuária de Gado Zebuíno (Expozebu 2008), que começou no dia 28.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram