Mercado

Agrishow: Embraer expõe avião movido a álcool

A Embraer expõe a aeronave Ipanema, movida a àlcool, na Avenida G, estande 1433 da Agrishow 2008, que começa hoje (28) e vai até 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP. O modelo, líder de vendas no Brasil, é usado principalmente para pulverização de defensivos agrícolas.

Dono de 75% do mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é fabricado pela Neiva, subsidiária integral da Embraer localizada no município de Botucatu, interior de São Paulo. Em 37 anos de produção ininterrupta, mais de mil unidades foram entregues.

O Ipanema é a primeira aeronave do mundo fabricada em série certificada para voar com álcool, combustível que tem um impacto muito menor sobre o meio ambiente. A Empresa foi a primeira do setor aeronáutico no mundo a conquistar a certificação internacional ISO 14001, que é um atestado das corretas práticas ambientais.

Originalmente movido a gasolina, o Ipanema pode ser convertido facilmente para etanol. A Neiva já entregou 47 aeronaves Ipanema a álcool e mais de 155 kits de conversão. O etanol é de duas a três vezes mais barato que a gasolina de aviação e melhora o desempenho geral do avião, reduzindo os custos de operação e manutenção.

Além do uso agrícola, o Ipanema pode ser utilizado em combate a incêndios, reboque de planadores, entre outras aplicações. Recentemente, a Embraer entregou duas novas aeronaves Ipanema à Força Aérea Brasileira (FAB), que hoje conta com cinco aeronaves do modelo na frota utilizada para o reboque de planadores para treinamento na AFA.

Banner Revistas Mobile