fbpx

Agrishow – Conab lança publicação sobre a crise no setor

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimeto) vai divulgar, esta semana, um artigo que explica a natureza da crise pela qual o setor sucroenergético está passando. A apresentação será durante a 16ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), que começa hoje (27) e termina do dia 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

“Trata-se de um esboço da análise aprofundada que a Companhia está desenvolvendo sobre esse assunto e que será publicado em breve, em livro”, disse o técnico da estatal e autor do estudo, Ângelo Bressan Filho.

Segundo ele, o expressivo volume de crescimento da colheita da safra de 2008/09, onde o índice de crescimento foi próximo a 14%, atingindo 571,4 milhões de toneladas do produto, não revela as enormes dificuldades econômico-financeiras pelas quais os grupos do setor sucroenergético estão passando. “A raiz dessa crise transcende as consequências da crise global que eclodiu em meados do ano passado”, disse Bressan.

Para o técnico, uma das explicações para a crise vivida no setor de cana-de-açúcar é o excesso de velocidade na expansão do plantio de novos canaviais, além da construção de novas unidades de produção. Outro motivo seria a pouca remuneração obtida pelo açúcar e pelo etanol nas safras de 2007/08 e 2008/09, que foi causada pelo grande volume da oferta dessas commodities e pelas baixas cotações do dólar americano.

Bressan também afirma que o cenário negativo se deve à necessidade de grandes volumes de capital de giro devido ao aumento intenso no consumo do etanol, além da ausência de ações preventivas para mudanças provocadas pela promoção do etanol como um novo combustível.

O estudo também mostra uma análise histórica do setor canavieiro e avalia os cenários futuros. “O Brasil vive uma fase de redefinição de rumos. O setor, pela sua história e importância, está inserido nas grandes questões estratégicas do país”, disse Bressan.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X