Usinas

Agrimec desenvolve plantadoras exclusivas para cana-de-açúcar

Novos equipamentos serão lançados na próxima Agrishow

Agrimec desenvolve plantadoras exclusivas para cana-de-açúcar

Antes da Agrimec surgir como empresa, seu fundador Odilo Pedro Marion já se engajava em transformar um protótipo de lâminas rotativas em um implemento para a capina mecânica da soja. Assim, quando a mesma nasceu em 1974, a ROTACARP – capinadeira rotativa de lâminas helicoidais tornou-se o primeiro produto fabricado.

Histórias a parte, no decorrer dos anos, a empresa se consolidou como a maior fabricante de implementos para a lavoura orizícola da América Latina mantendo o foco em produzir produtos tecnicamente inovadores, desenvolvidos em pleno trabalho de campo, porém de simples operação, funcionais e robustos. E foi apostando na multifuncionalidade dos seus projetos, que ampliou sua atuação também para as terras altas.

Odilo Pedro Marion. fundador e CEO da Agrimec

Os contatos com as usinas e produtores de cana realizados em feiras, onde relatavam seus dilemas de produção, principalmente de preparo e cultivo foram um convite para o início dos trabalhos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da Agrimec, o que ocasionou a entrada no mercado canavieiro com uma linha exclusiva.

Segundo Marion, fundador e CEO da empresa: “A cana faz parte de uma estratégia de diversificação da linha de produtos, que vem se consolidando desde 2009. Apesar de não haver expressivamente lavouras de cana-de-açúcar em nosso estado, o Rio Grande do Sul, isso não foi um impeditivo. Na verdade, foi uma motivação para criarmos máquinas diferenciadas já que possuíamos um tripé bem interessante para isso: a expertise em criação e desenvolvimento de produtos, uma vasta experiência em plantio direto, ou cultivo mínimo, largamente desenvolvido aqui no sul e pouco aplicado nas lavouras canavieiras e, o fato de trabalharmos desde sempre com sistemas rotativos, que incorporamos na linha canavieira”.

Como novos produtos, a empresa tem a plantadora combinada de toletes “BROTAS” (a mais avançada em inovação), a transplantadora de mudas MPB e a replantadora “MOTUCA” na correção de falhas pós plantio e pós colheita. Além dos já comercializados Cultivador quebra-lombo, Cobridor de mudas, Enleirador rotativo e Plainas niveladoras para o preparo do solo.

O lançamento oficial destas novidades acontecerá na próxima AGRISHOW, sendo este ano propício para ações de pré-lançamento, apresentações de campo, ensaios técnicos em usinas e vendas programadas.

Esta matéria faz parte da edição de outubro do JornalCana.

Clique AQUI para conferir!

Banner Revistas Mobile