Agricultura

Unidade São Martinho é campeã do Prêmio Nacional Variedades Modernas

Unidade São Martinho é vencedora na categoria nacional entre 217 usinas participantes da premiação

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Unidade São Martinho (USM) foi reconhecida com o Prêmio Variedades Modernas de Cana-de-Açúcar, concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

A premiação destaca os investimentos da empresa em inovação e manejo varietal na safra 2024/2025, sendo a campeã nacional entre 217 empresas avaliadas pelo Censo Varietal IAC.

O prêmio reconhece a excelência na utilização de variedades modernas.

Além da Unidade São Martinho, a Unidade Boa Vista também foi premiada em 2024 com o Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar, reforçando o compromisso da Companhia com tecnologia e produtividade.

Unidade São Martinho: “premiação atesta que Companhia está no caminho certo”

Para Luís Gustavo Teixeira, Diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho, a premiação atesta que a Companhia está no caminho certo, promovendo investimentos em tecnologia, eficiência e sustentabilidade em todos os processos que envolvem o Manejo Integrado Total (MIT) realizado pela Companhia.

“Nossos investimentos em tecnologia, gestão, pesquisa, desenvolvimento e experimentação varietal visam atingir elevados patamares de produtividade e uma lavoura resiliente e responsiva, contribuindo de forma decisiva para o resultado financeiro da São Martinho”, afirma Luís.

Representaram a empresa no evento:

  • Diego Furlan, Gerente Agrícola da Unidade São Martinho;
  • Rodrigo Pissolatto, Suporte Técnico Agronômico Corporativo;
  • José Leonel Pasqualinotto, Assessor de Variedades de Cana Corporativo; e
  • Estêvão Pacheco de Andrade Landell, Suporte Técnico Agronômico Corporativo, que destacou como a prática está inserida no MIT, permeando todos os processos agroindustriais e frisou a importância da experimentação para o desenvolvimento do manejo de variedades.

Atualmente, dois terços dos experimentos da São Martinho buscam o desenvolvimento de novos genótipos. “Tudo isso é realizado com parceiros como o CTC, IAC, Nuseed e RIDESA”, frisou Estêvão.

Cada unidade da São Martinho possui um polo experimental, totalizando mais de 450 mil genótipos avaliados. Neste processo, é considerada a interação com fatores como ambientes de produção, épocas de colheita, pragas, irrigação e maturadores.

Outro diferencial da São Martinho é a Biofábrica de Mudas Pré-Brotadas (MPB), que completou 10 anos em 2024. A tecnologia acelera em até 30 vezes a formação de canaviais de novas variedades e com alto padrão fitossanitário.

A segunda edição do prêmio ampliou o número de usinas participantes, valorizando o uso de variedades modernas e seu resultado no campo, que gera impacto positivo na produtividade e na redução de custos, como destacou Marcos Landell, diretor geral do IAC.

Rodrigo de Souza Pinto
Assessor de Imprensa na Conceito Comunicação