O Grunner Day, promovido pela fabricante Smart Machines, ocorreu de 16 a 18 de outubro em Lençóis Paulista (SP), reunindo mais de 100 produtores de cana e dirigentes de usinas.
O evento, realizado pela primeira vez no haras da família Belei, fundadora da empresa, abordou o futuro da mecanização e apresentou inovações.
Feedback
Mateus Belei, um dos fundadores, destacou a importância do feedback dos clientes para o desenvolvimento das máquinas.
“Durante o evento, houve troca de experiências e a oportunidade de ver os produtos em demonstração no campo”, afirmou.
Melhorias em ATR
Os participantes conheceram a nova linha ATR S, que oferece 15 melhorias em relação à ATR X, incluindo melhor distribuição de carga e maior abertura do capô para limpeza.
Também foram exibidos outros equipamentos, como o ASP para aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos, e o ADS para distribuição de insumos sólidos.
Desafios
Em um painel sobre os desafios da agricultura mecanizada, Denis Arroyo, CEO da Grunner, apresentou destaques com especialistas do setor.
O influenciador digital Rafael Nascimento ressaltou a falta de qualificação dos operadores em relação às novas tecnologias.
Dib Nunes, fundador do Grupo IDEA, comentou sobre a inovação brasileira, enquanto Glauber dos Santos, pesquisador do Pecege, destacou a importância da segurança no desenvolvimento de novas máquinas.
Transformação digital
O CEO da ProCana Brasil, Josias Messias falou sobre a necessidade de transformação digital na gestão operacional das usinas.
“Existem mais de 150 variáveis que podem alterar até 1% do resultado líquido de uma usina. Nem um avião em pleno voo tem tantos fatores que interferem na performance”, observou.
Controle de tráfego
Tedson Azevedo, gerente de Mercado da Grunner, explicou a importância do controle de tráfego na lavoura para evitar a compactação do solo.
Ele apresentou dados de um estudo que indicam que os equipamentos Grunner consomem menos diesel em comparação aos tradicionais, resultando em economia e redução de emissões de carbono.
Fundada em 2018
A Grunner, fundada em 2018 pelos irmãos Belei, firmou parceria exclusiva com a Mercedes-Benz, resultando em inovações que vêm sendo reconhecidas no setor.
Recentemente, a empresa obteve patente para uma tecnologia que faz parte de suas máquinas.