Durante a Agrishow, na próxima terça-feira, 29 de abril, às 15h, Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do SENAI-SP, irá inaugurar a Escola Móvel de Simulação de Operação em Colhedoras de Cana. A ideia inédita por parte de uma instituição de ensino, capacitará ex cortadores de cana e pessoas da comunidade agrícola, que aprenderão a operar equipamentos seguindo as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
O projeto é resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão e faz parte de um conjunto de ações para ampliar a competividade do setor, dentre elas a construção da Escola Móvel de Manutenção de Tratores e da Escola Móvel de Manutenção de Colhedoras de Cana, ambas em fase de projeto.
O curso para operadores de colhedoras foi desenvolvido pelo SENAI-SP em parceria com os profissionais das usinas e os fabricantes de implementos agrícolas. O programa tem carga horária de 80 horas e a unidade móvel tem capacidade para atender até 12 alunos por turma.
A escola volante é uma estrutura sobre rodas com três cabines equipadas com instrumentos e comandos idênticos aos das colhedoras, proporcionando ao aluno a realização de todas as operações de colheitas, manobras e testes dos seus implementos.
Segundo os idealizadores, essa modalidade de treinamento reduz vários custos para o setor, como combustível, desgaste do equipamento e tempo de inatividade. Outra vantagem é que o simulador não depende de condições externas, como clima, por exemplo, e não impacta na operação de colheita.