Agricultura

Sistema TEMPOCAMPO divulga boletim de setembro

O armazenamento de água ficou abaixo de 15% na maior parte do país segundo o documento

Sistema TEMPOCAMPO divulga boletim de setembro

A maior parte do território brasileiro acumulou volumes de chuva inferiores a 30 mm ao longo do mês de setembro, incluindo todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, além de Tocantins, Pará e Amapá na Região Norte. Na Região Sul, o intervalo de chuvas ficou entre 60 e 120 mm no Paraná, e entre 120 e 150 mm em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Nos demais estados da Região Norte, Roraima e Rondônia registraram volumes de chuva entre 60 e 90 mm, enquanto no Amazonas, as chuvas variaram de 60 a 120 mm.

Da mesma maneira, o armazenamento de água ficou abaixo de 15% na maior parte do país; as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste registraram valores entre 0 e 15%, a única exceção foi a Região Sul, onde a situação foi mais favorável. No Paraná e em Santa Catarina, o armazenamento prevaleceu entre 30 e 45%, já o Rio Grande do Sul registrou entre 45 e 60% de água armazenada.

As temperaturas máximas ficaram abaixo de 25°C em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, enquanto no Paraná variaram entre 29 e 31°C. Na Região Sudeste, as maiores máximas foram registradas em São Paulo, com valores de 31 a 35°C e, nos demais estados, variaram de 29 a 33°C. Na Região Nordeste, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco tiveram máximas de 27 a 31°C.

Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, prevaleceram temperaturas entre 31 e 33°C. No Ceará, Amapá, Roraima e Acre, as máximas foram de 33 a 35°C. No Pará e no Amazonas, na Região Norte, predominaram temperaturas entre 33°C a valores superiores a 35°C. Por sua vez, Maranhão, Piauí, Tocantins, toda a Região Centro-Oeste e Rondônia registraram as maiores temperaturas máximas, chegando a valores superiores a 35°C.

As temperaturas mínimas ficaram abaixo de 15°C em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, enquanto, no Paraná, variaram de 15 a 19°C. Em todos os estados da Região Sudeste e na Bahia, na Região Nordeste, prevaleceram mínimas entre 17 e 19°C.

Ainda no Nordeste, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba registraram temperaturas entre 19 e 21°C. No Rio Grande do Norte, Ceará, bem como na Região Centro-Oeste como um todo, as mínimas ficaram entre 21 e 23°C. No Piauí e no Maranhão, assim como em todos os estados da Região Norte, foram registradas as maiores temperaturas mínimas, com valores entre 23 e 25°C, e ocorrências pontuais de temperaturas acima de 25°C.