
Azael Pizzolato Junior é produtor de cana na região de Jaboticabal, SP. À frente da Agrícola AgroRCM, investe fortemente em boas práticas nos canaviais, com resultados expressivos. Seu trabalho transformou-se em referência em produtividade e longevidade. Confira sua entrevista:
JornalCana — Qual a sua visão sobre a importância da produtividade agrícola dentro do processo produtivo sucroenergético?
Azael Pizzolato Junior — Sabemos que o aumento de produção na área agrícola contribui muito na redução dos custos fixos e variáveis, já que a cana é uma cultura muito responsiva aos tratos culturais. Contudo, é preciso levar em conta que a produtividade para o setor em questão é muito mais relevante.
O segredo é investir em produtividade, então?
Sim. É uma questão de sobrevivência, já que há anos estamos passando por momentos horríveis de preços, onde a produção na faixa média do setor não remunera a atividade. Temos que pensar que essa produtividade tem que vir acompanhada de qualidade da matéria-prima, já que temos pouco valor agregado por volume transportado. Ou seja, quanto mais pobre é essa qualidade mais caro fica nosso custo de transporte, cuja operação contribui com a maior fatia do custo.
Leia entrevista completa clicando aqui.