O Governo de São Paulo, por meio de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Desenvolve SP, vai disponibilizar R$ 200 milhões em crédito e subvenção para os pequenos e médios produtores rurais.
A disponibilização se dará por meio da Linha Irriga Mais SP (leia mais aqui a respeito).
Os recursos financiarão projetos de infraestrutura rural em São Paulo, priorizando sistemas de irrigação, energia fotovoltaica e agricultura de precisão, beneficiando cerca de 200 propriedades rurais.
Pequenos e médios produtores
Estarão elegíveis para solicitarem crédito os pequenos e médios agricultores, donos de propriedades de até 100 hectares e de 100 a 500 hectares, respectivamente.
A taxa de juros será de até 9,8%, considerando a subvenção de até 8% concedida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do FEAP/BANAGRO, com prazo de pagamento de até 5 anos e carência de até 18 meses.
Para o engenheiro agrônomo Júlio Romeiro, que é doutor em Irrigação e Drenagem da CATI, coordenadoria ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a irrigação é uma técnica que se adapta a qualquer tamanho de propriedade.
Leia aqui mais sobre irrigação
“O produtor pode escolher o sistema mais adequado a sua realidade e regularizar o fornecimento de água às plantas quando o clima não estiver favorável”, ressalta.
Segundo ele, a agricultura irrigada mundial possui apenas 17% da área plantada e responde por 40% da produção de alimentos, fato também observado em nível nacional.
Para o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, a irrigação garante a segurança para as produções agrícolas.
“Irrigação é prosperidade, é segurança de produção. Com o plano, SP terá 15% de suas áreas irrigadas até 2030”, destaca.