Localizada numa região que apresenta períodos prolongados de seca – foram 215 dias em 2016 -; distribuição de chuvas concentradas e déficit hídrico histórico de aproximadamente 600 mm/ano; além de ambientes de produção predominantemente em solos rasos tipo E1 e E2 (78%); o grupo Jalles Machado vem apostando na tecnologia para superar os desafios e aumentar a produtividade e qualidade de sua matéria prima.
Joel Soares Alves da Silva, diretor de Operações do Grupo, diz que a resposta vem com o uso de muita tecnologia, dentre as quais se destacam:
- Classificação dos solos e sistematização das áreas considerando as linhas de plantio, fluxo de águas e curvas de nível
- Aplicação de herbicida e corretivo em taxa variada
- Utilização de drones e Vants para Mapeamento de mato-competição (área orgânica), das linhas para colheita, altimetria e imagens em geral
- Uso de piloto automático (plantio e colheita)
- Plantio 100% mecanizado com plantadoras automatizadas
- Produção de mudas pré-brotadas para introdução de novas variedades de cana.
- Variedades Modernas – Parcerias com IAC, CTC e Ridesa para desenvolvimento de variedades de cana adaptadas às condições de Cerrado.
O diretor afirma que, apesar de requerer altos investimentos, a irrigação é uma questão de sobrevivência para a Jalles Machado, já que suas unidades se localizam numa região de déficit hídrico histórico. Neste sentido, a Usina faz uso de pivôs, autopropelidos (carreteis), gotejamento, barra de luz, fieldnet, tudo controlado por uma Central de Operações da Irrigação e avança desenvolvendo as melhores práticas de manejo e experimentos de irrigação em parceria com a Embrapa.
Mais de 800 km distante dos principais centros de desenvolvimento tecnológico do setor, a Jalles Machado vem obtendo excelentes resultados com o projeto “Ame a Cana”, visando a mudança de cultura, ações preventivas e de orientação para cuidados com o canavial e treinamento que foca no desenvolvimento da equipe.
Joel vai expor detalhes do case bem-sucedido da Jalles Machado no inédito Fórum Usinas de Alta Performance – Agrícola, que acontecerá no dia 23 de agosto, em Sertãozinho, SP, como evento de conteúdo técnico da 25ª edição da Fenasucro & Agrocana, o principal evento técnico/comercial do setor sucroenergético no mundo.
Além da Jalles Machado, o evento apresentará cases de outras usinas que alcançam alta produtividade em cana-de-açúcar, tais como Agrovale, Cerradinho Bio, Guaíra, Ipiranga, entre outras. O Fórum é voltado para acionistas, executivos, gestores e demais profissionais das áreas agrícola e mecanização de usinas e destilarias.
A programação inclui a apresentação e discussão dos seguintes temas:
- Práticas que sustentam canaviais com produtividade > 100 TCH
- Cases de alta produtividade em ambientes restritivos
- Manejo inteligente de pragas
- Benchmarking em irrigação plena e gotejo subterrâneo
- Redução significativa do custo de CRM por Tonelada de Cana sem CAPEX
Mais informações:
Fórum Usinas de Alta Performance – Agrícola
Data: 23/08/2017 –14hs as 18hs – Evento técnico da 25ª Fenasucro & Agrocana
Local: Auditório do Centro Empresarial Zanini – Av. Marginal João Olézio Marques, 3563 – Sertãozinho – SP
Inscrições: www.sinatub.com.br
Realização: ProCana Sinatub
Fone: (16) 3512.4300 | Whatsapp: +55 16 99119.5368| E-mail: [email protected]