O PRÊMIO PRODUTIVIDADE COM MODERNIDADE, do Programa Cana IAC, chega a sua terceira edição com a expectativa de aumentar o número de concorrentes das edições anteriores e, também, o Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM), que é o grande balizador do Prêmio.
O IPM considera a quantidade de açúcar por área e o uso de variedades de cana-de-açúcar liberadas, em datas recentes, por todos os programas de melhoramento nacionais.
Do primeiro para o segundo Prêmio houve um ganho expressivo de produtividade, em função de um ano agrícola excepcional e, também, das novas variedades e tecnologias aplicadas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de setembro de 2025. Para concorrer a unidade produtora precisa ter produção superior à 500 mil toneladas de cana. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/3-premio-produtividade-com-modernidade-596375/
Programa Cana IAC: regras para inscrição
Regras:
1) Enviar da planilha de Produção e Produtividade da safra 2024/25 até o 09/09/2025,
2) Enviar a planilha do Censo Varietal até da safra 2024/25
3) Possuir uma produção superior à 500 mil toneladas de cana.
Premiação e Regiões Produtoras
A premiação leva em consideração a região produtora, para garantir equidade na disputa, pois cada uma tem diferenças que contam muito, como solo e clima.
Neste ano a novidade foi a a separação do estado de Minas Gerais em duas regiões: região do Triângulo Mineiro e região do Norte e Centro-Leste de MG + ES + RJ. Serão 13 premiações, além do Prêmio Nacional. Esse agrupamento garante, pelo menos, 10 respostas por região, são elas:
- Estado de Alagoas
- Estado do Paraná
- Estados da região Norte/Nordeste, exceto Alagoas e Tocantins
- Estados de Goiás e Tocantins
- Estados de Minas Gerais (Região Norte e Centro-Leste), Espírito Santo e Rio de Janeiro
- Região do Triângulo Mineiro
- Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
- Região de Araçatuba/SP
- Região de Assis/SP
- Região de Jaú/SP
- Região de Piracicaba/SP
- Região de Ribeirão Preto/SP
- Região de São José do Rio Preto/SP
- PRÊMIO NACIONAL DE PRODUTIVIDADE (considerando todas as regiões, a empresa que apresentar o melhor resultado no Índice IAC de Produtividade receberá o Prêmio Nacional de Produtividade.)
Cálculo do Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM)
O Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM) é obtido através da seguinte equação:
IPM = TAH5 – 0,20 x ILV
Entendendo o TAH5
O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora. Isto faz com que se isole o efeito do estágio médio de corte.
Entendendo o ILV
Já o ILV (índice de liberação varietal) é dado pela seguinte equação:
ILV = % da área cultivada da variedade x (ano atual – ano de liberação da variedade), onde varia da primeira até a última variedade cultivada na unidade produtora. Com isso é conhecida a idade média de liberação das variedades utilizadas.