Agricultura

Plantas daninhas é tema de encontro no Nordeste

Plantas daninhas é tema de encontro no Nordeste

Plantas daninhas, nutrição e adubação da cana são temas discutidos no 13º Workshop promovido pela Stab Setentrional. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, na Estação Experimental de Cana de Carpina, Auditório Planalsucar, em Pernambuco.

Segundo artigo do professor José Roberto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, é no início do plantio que a cultura se encontra mais susceptível a competição por água, luz e nutrientes com as plantas daninhas. “Assim, o controle tardio dessas plantas podem acarretar perda de produtividade”.

O estudo revela ainda que as plantas daninhas dos gêneros Ipomoea, Merremia e Euphorbia podem proporcionar até 24% de prejuízo na produtividade da cana-de-açúcar. “Estudando a B. Decumbens (braquiária) e o P. Maximum (colonião capim) constataram que o período crítico foi compreendido entre 74 e 127 dias após o plantio. A ausência de controle dessas plantas daninhas durante todo o ciclo da cana resultou em 40% de redução de produtividade”, reforça.

2011-05-26 Aplicando Defensivos Canavial (8)