
A Evermat – indústria de etanol localizada em Sinop, requereu, nesta semana, a licença de Operação (LO) da unidade que está em fase final de obras.
O pedido foi feito junto à SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, e garante o funcionamento da indústria de acordo com as medidas de controle ambiental e condicionantes estabelecidas nas fases anteriores do licenciamento.
O processo de aferição da LO envolve a verificação do cumprimento de diversos critérios e a apresentação de documentação específica por parte do empreendedor, entre eles projetos e planos de controle ambiental; Inventário de Resíduos Industriais; licença do corpo de bombeiros e outras.
Publicação no Diário Oficial do Mato Grosso:

SOBRE A EVERMAT
Na primeira fase da indústria, prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, está previsto um investimento de R$1 bi, podendo chegar a R$4 bi, em até 4 anos, conforme a demanda por ampliação.
A produção inicial estimada é de 207.5 m³/ano de etanol Anidro ou 215 mil m³/ano Hidratado, 134 mil tonelas/ano de DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles), 7.9 mil toneladas/ano de óleo de milho e 13 MW de energia elétrica. Para atender a necessidade industrial, estima-se o processamento de 1.250 toneladas/dia de milho. A indústria deverá operar 24 horas por dia durante todo o ano.
A Evermat está localizada às margens da BR 163, bairro Lídia, em Sinop, saída para os portos do Norte.