O Brasil é tão grande que, dentro de um mesmo País, temos particularidades impostas no setor sucroenergético pelo clima (regime chuvas, temperatura), particularidades locais (classes solos, topografia, grau mecanizacao), pelas diferenças culturais (costumes e crenças locais), que mostram a amplidão do nosso setor gerador de energia.
Trabalhando há 33 anos no setor sucroenergético tive a oportunidade de trabalhar nas regiões Centro-Sul (nos Estados PR-SP-MG-MS) e Nordeste (nos Estados RN e PB), que me permitiram refletir, compreender, e descrever um comparativo sobre a cronologia das operações de Plantio e Colheita das usinas destas regiões.
Breve comparativo entre Centro-Sul e Nordeste
No plantio, considerando a estratégia de realização da operação no menor período possível – intensificando o plantio de ano-e-meio, como tem sido objetivo de grande parte das usinas na regiao Centro-Sul, temos acompanhado planejamentos de plantio sendo realizados entre 15JAN e 15MAI, sendo concluido o compromisso anual em aproximados 120 dias totais de plantio.
No Nordeste, a operação de Plantio normalmente é realizada de 01ABR a 30OUT, podendo chegar a aproximados 214 dias totais de operação.
Vale ainda considerar que, devido ao deslocamento do período chuvoso, o posicionamento daquilo que chamamos de cana de AMEI, INV e ANO, são deslocados em aproximados 90 a 120 dias para frente, na região Nordeste – vide quadro abaixo.
Com relação a operação de Colheita – Safra Agrícola – na região Centro-Sul, cada vez mais as empresas otimizam as suas plantas industriais, efetuando safra com início em 15MAR, finalizado safra proximo a 20NOV de cada ano, totalizando aproximados 249 dias totais de colheita.
Enquando isto, verificamos que na região Nordeste, temos como prática as usinas iniciar safra em 01AGO e finalizando próximo a 28FEV do ano seguinte, totalizando aproximados 212 dias totais de colheita.
Analisada desta forma, verifica-se um deslocamento da safra de aproximamente 135 dias para seu inicio na região Nordeste – vide quadro abaixo.
Centro-Sul e Nordeste têm particularidades
Certamente haverão particularidades e planejamentos diferentes entre empresas em função da concentracao ou do deslocamento do período chuvoso de cada região.
Gostaria que profissionais da área ficassem livres para efetuarem seus comentários, concordando, discordando ou simplesmente reportando a estratégia de trabalho praticada em seu grupo.
O objetivo aqui é dar aqueles que nunca refletiram sobre este assunto, a possibilidade de analisar as particularidades e diferenças adotadas no manejo de Plantio e Colheita de cada região do País.
Já dedicaram um tempo para analisar este tipo de informação?
Abaixo, segue comparativo que pode ajuda-los neste entendimento:
*Executivo Sênior com experiência de 33 anos na Gestão de Operações do Setor Sucroenergético, ocupando posições de Gerência e Direção Agrícola. Experiência nas operações de produção da cana-de-açúcar, envolvendo: Plantio, Tratos Culturais, Colheita, Manutenção Automotiva, Planejamento Agrícola e Originação de áreas e matéria-prima e Produção de Grãos (soja, milho, trigo, cafe) e algodão.