Vibra e Usina Santa Terezinha comprovam eficiência de novo diesel

A Vibra, em parceria com a Usina Santa Terezinha, apresenta os resultados da aplicação do Diesel Agritop após três meses de uso em quatro unidades da usina.

O estudo apontou uma redução de 9,7% no consumo consolidado do CTT (Colheita, Transbordo e Transporte), etapa que concentra o maior volume de consumo de diesel na operação.

A operação registrou queda de 45% nas paradas emergenciais por perda de potência e eliminou mais de 1.250 trocas de filtros. O processo de aditivação manual foi dispensado, trazendo padronização na qualidade do combustível.

Os dados indicam uma economia de cerca de 380 mil litros em três meses.

No aspecto ambiental, o uso do Agritop evitou a emissão de 863 toneladas de CO₂. Em projeção anual, o potencial de mitigação ultrapassa 12 mil toneladas de CO₂.

“Agritop já está presente em 40 grupos produtores do agronegócio, gerando alto impacto no resultado dos seus negócios”, afirma Juliano Prado, vice-presidente Comercial B2B da Vibra.

Tecnologia digital potencializa resultados do CTT

A otimização do CTT, operação que registrou ganhos com o Diesel Agritop, também se beneficia de soluções digitais como o sistema AxiAgro.

A plataforma integra todas as etapas logísticas do Corte, Transbordo e Transporte entre campo e usina, criando uma rede que conecta motoristas, gestores e dados operacionais em tempo real.

O Rotograma Inteligente AxiWays funciona de forma semelhante a aplicativos de navegação. Apontando a rota adequada, identificando riscos e pontos de atenção no trajeto. O sistema emite alertas sonoros e visuais em casos de frenagem brusca, excesso de velocidade ou desvios de rota.

Opera mesmo em áreas sem cobertura

Em Bambuí (MG), uma das usinas pioneiras integrou o AxiWays ao CTT, elevando o patamar de segurança e eficiência do transporte. A ferramenta monitora cada caminhão e cada rota, permitindo atuação preventiva.

A tecnologia opera mesmo em áreas sem cobertura de rede móvel ou GPS instável. Devido à sua capacidade de armazenamento e processamento interno de dados georreferenciados. Usinas do Grupo Santo Antônio, em Alagoas, e a Usiban, no Paraná, também registram resultados com a implementação do sistema.

“Com a implantação do processo automatizado na colheita utilizando CBI da AxiAgro, conseguimos receber em tempo real todos os alertas (paradas, motor ocioso, velocidade, RPM etc.)”, explica José Leandro, Gerente Agrícola da Usiban.