Como será o plantio de soja nas áreas de reforma de cana? Veja aqui projeção do Pecege

João Rosa (Botão), sócio-diretor do Pecege Consultoria, divulga projeção da empresa sobre como será o plantio de soja nas áreas de reforma de cana.

E a projeção aponta que o plantio de soja nas áreas de reforma de cana vai diminuir na safra.

Leia o texto divulgado por Botão em seu perfil no Linkedin:

“Com o atual patamar de preços da oleaginosa longe das máximas históricas que vimos alguns anos atrás e, custos pressionados pelos insumos de produção, a produtividade de equilíbrio esta relativamente alta. É isso que ilustra o quadro que segue a publicação.

Na coluna de referência temos os custos de produção em R$/ha, enquanto na linha são evidenciados preços de comercialização em R$/sc. O cruzamento das respectivas informações resulta no custo em sacos por hectare. Ou, posto em outra forma, quanto preciso produzir para pagar a conta.

O destacado em verde é quanto o Pecege Consultoria e Projetos acredita ser o cenário mais provável, dado as diferentes realidades de produção/venda. Se tirarmos uma média dessa “zona verde”, chegamos em 52 sacas/ha. Uma realidade não tão simples de conseguir. Se der algum quiproquó climático, como um veranico ou um desencontro das chuvas com a janela de semeadura, o risco de a conta não fechar não é pequeno (amendoim vai nessa mesma toada).



Juntando esse risco com uma possível interferência na janela de plantio de cana, algo que com preço bom da soja muitas vezes é negligenciado, a turma está preferindo outras rotas, como uma adubação verde ou o pousio da área mesmo.

Uma área de plantio de cana, diga-se de passagem, que também deve ser menor em 26/27. Mas, isso é papo para outra postagem.”