A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, mantém a suspensão de queima da palha de cana-de-açúcar em mais de 20 municípios da região.
Dentre os municípios estão Ariranha, Elisiário, Ibirá, Catanduva, Palmares Paulista, Pindorama, Novo Horizonte, Novais, Sales, Santa Adélia, Urupês, Tabapuã e outros.
A decisão foi publicada na última terça-feira, dia 13, onde o Estado de São Paulo registrou um dos dias mais quentes do ano. De acordo com a Resolução SMA40 de 07 de maio de 2014-, no período de 01 de junho a 30 de novembro de 2014, fica proibida a queima das 6 às 20 horas. Entretanto, a suspensão é determinada por região, de acordo com teor médio da umidade relativa do ar. “Sempre que o taxa estiver abaixo de 20%, a queima da palha de cana de açúcar é suspensa em qualquer horário do dia”.
A retomada da queima da palha da cana-de-açúcar no período das 20 horas às 6 horas ocorrerá quando a umidade relativa média atingir valores iguais ou maiores que 20%, voltando a ter validade os comunicados de queima registrados no site da Cetesb. A retomada da queima poderá ser feita após a divulgação da interrupção da suspensão.
Segundo dados da Meteorologia da Cetesb, desde às 12 horas de ontem a umidade relativa do ar, teve queda gradativa. Às 12 horas, a umidade estava em 19%, às 13 e 14 horas ficou em 17%, às 15 horas 16% e ás 16 horas, 15%. A temperatura mais elevada, estava sendo registrada às 16 horas, atingindo 38ºC.
Fonte: (O Regional)