Safra 2024/25

Sustentabilidade, Inovação e Mudanças Climáticas são destaques no 25º Seminário Regional sobre Cana

O evento foi realizado de 7 a 9 de maio, na sede da AFCP, no Recife – PE.

Sustentabilidade, Inovação e Mudanças Climáticas são destaques no 25º Seminário Regional sobre Cana

O 25º Seminário Regional sobre Cana-de-Açúcar foi realizado de 7 a 9 de maio, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no Recife – PE. Organizado pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) Regional Setentrional, o evento reuniu representantes do setor sucroenergético não só de Pernambuco, mas também de Alagoas e Paraíba.

A palestra de abertura, conduzida por Frederico Cavalcanti de Petribú Vilaça, diretor-presidente do Grupo Cavalcanti Petribú, abordou o ESG (Environmental, Social and Governance). Intitulado “ESG – Valores ou as três letras da Moda?”, o painel explorou a importância crescente das práticas ambientais, sociais e de governança nas operações empresariais. Vilaça enfatizou a necessidade de uma abordagem sustentável e humanizada, destacando que as organizações devem integrar completamente o ESG em suas estratégias de negócios.

Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, elogiou a abordagem perspicaz de Vilaça ao tema e também a palestra subsequente de Suzana Montenegro, presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), sobre mudanças climáticas e previsões para a Zona da Mata. Ele enfatizou a importância desses tópicos em um momento em que os fenômenos climáticos têm impactos significativos, inclusive no setor agrícola.

O censo varietal das usinas em alguns estados do Nordeste, palestras sobre temas como modernização do sistema de irrigação com o uso de drones, bem como a variedade de doenças que afetam o plantio de cana, além dos manejos culturais nas diversas indústrias da região foram discutidos no segundo dia do evento.

Djalma Euzébio, presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), destacou a tradição do evento e a presença acima do esperado do público nos dois dias. Ele expressou otimismo quanto ao impacto positivo das informações compartilhadas, incluindo novas tecnologias e práticas modernas, na indústria.

O coordenador das palestras da manhã, Leonam Silva, elogiou a edição do evento e classificou os temas como indispensáveis para profissionais que atuam na indústria sucroenergética.

Amaro Epifânio, da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA)/UFRPE, trouxe um panorama do censo varietal dos estados do Nordeste. Roberto Chapola e Willams de Oliveira do RIDESA-UFSCar e UFRPE, respectivamente, discutiram a importância das doenças na cultura da cana-de-açúcar, destacando medidas de prevenção e tratamento.

Vamberto França, da Usina Estivas, e Luís Carlos Jatobá, da Usina Petribu, encerraram as palestras da manhã, abordando manejo cultural e perspectivas futuras para o plantio e colheita de cana-de-açúcar.

Durante os três dias do seminário, mais de 30 palestras abordaram uma ampla gama de tópicos relevantes para o setor sucroenergético. Desde mudanças climáticas até sustentabilidade, passando por tecnologia e práticas agrícolas, o evento oferece uma oportunidade única para os participantes explorarem os desafios e as oportunidades que moldam a indústria.

(Fotos reprodução vídeos internet)