Moagem de cana da Raízen acumula quebra de 7 milhões de toneladas

A moagem das 29 usinas da Raízen acumula 70,3 milhões de toneladas de cana nos primeiros nove meses da safra 2025-26.

O montante é 7,2 milhões de toneladas abaixo das 77,5 milhões de toneladas processadas em igual período do ciclo 2024-25.

As informações estão em Fato Relevante divulgado pela companhia em 28 de janeiro de 2026.

Segundo a Raízen, as informações são preliminares, não auditadas e sujeitas
a revisão até a data da divulgação oficial. “Os resultados auditados referentes ao 3T 25’26 serão disponibilizados no dia 12 de fevereiro de 2026, após o fechamento do mercado”, relata o Fato.

Os dados de moagem da 25-26 “consideram a moagem de 29 usinas ao longo da safra, incluindo o processamento de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de cana da usina Leme, que teve sua venda concluída em novembro de 2025”, destaca a empresa.

ATR e TCH

Nos primeiros nove meses da 25-26, as unidades da Raízen acumularam ATR de 135 quilos por tonelada. Em mesmo período da safra anterior, o ATR ficou em 136.

O que aconteceu?

Relata a Raízen:

  • Produtividade agrícola impactada por:
  • (i) clima menos favorável na safra anterior (24’25), que apresentou uma entressafra mais seca e a ocorrência de queimadas no segundo semestre,
  • (ii) geadas que afetaram algumas regiões no 1T 25’26; e
  • (iii) a venda de aproximadamente 2 milhões de toneladas de cana, relacionada ao processo de otimização e desinvestimentos de ativos.

Açúcar e etanol

A produção de açúcar equivalente pela Raízen nos primeiros nove meses da 25-26 totalizou 9.126 milhões de toneladas, ante 10.189 em igual período da 24-25.

No caso das vendas de etanol próprio, a companhia somou 2.091 bilhões de litros (ante 2.540 bilhões de litros nos primeiros nove meses da 24-25).

Já a produção de E2G foi de 104,9 milhões de litros na 25-26, contra 49,7 milhões de litros em mesmo período da 24-25.

Cogeração de energia: 1.656 milhão de MWh nos nove primeiros meses da 25-26, contra 1.909 milhão de MWh em igual período do ciclo anterior.

Como foi o desempenho da Raízen:

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana