Cana-de-açúcar se destaca em projeção do Valor Bruto de Produção

Cultura registrou aumento de 4,9% nos preços e alta de 0,5% na produção, o que projeta um crescimento de 5,4% no indicador

Cana-de-açúcar se destaca em projeção do Valor Bruto de Produção

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou a estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) para 2024 do setor agropecuário.

Conforme a projeção, o VBP deve atingir R$ 1,24 trilhão neste ano.

Em termos comparativos, significa uma redução de 2,2% em relação ao ano anterior.

Faturamento bruto

O VBP, que reflete o faturamento bruto dos estabelecimentos rurais, considera tanto as produções agrícolas quanto pecuárias.

Isso com base na média dos preços recebidos pelos produtores em todo o Brasil.

Mudanças mínimas

Na agricultura, comparado ao mês anterior, as mudanças foram mínimas.

A soja, que possui a maior participação no VBP agrícola (37,5%), apresenta uma queda de 12,3% nos preços e de 4,7% na produção, resultando em uma previsão de recuo de 16,4%.

O milho, segunda cultura mais significativa (14,2%), também apresentou uma retração de 19,6%, com preços caindo 8,3% e produção diminuindo 12,3%.


Exceção positiva

No entanto, a cana-de-açúcar, que ocupa a terceira posição no VBP agrícola com participação de 12,2%, surge como uma exceção positiva nesse cenário.

A cultura registrou um aumento de 4,9% nos preços e uma leve alta de 0,5% na produção, o que projeta um crescimento de 5,4% no seu VBP.

Queda

A previsão do VBP da agricultura, somando todas as culturas, é de R$ 846 bilhões em 2024, o que representa uma redução de 3,7% em relação ao ano anterior.