Os canaviais da região Centro-Sul têm sofrido com as elevadas temperaturas e baixos índices pluviométricos. Neste cenário a irrigação se destaca como manejo importante para mitigar as ações negativas destas condições climáticas.
Indicativo importante para aplicação da lâmina e volume de água, o Kc (coeficiente da cultura), pode ser reduzido quando a planta começa a sofre estresse hídrico, reduzindo assim a demanda de água naquele ambiente.
Segundo o pesquisador Daniel Nassif, estudante de doutorado em sistemas agrícolas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), a planta cria mecanismos de defesa para reduzir a perda natura de água para o ambiente.
Para o pesquisador, a pergunta é se esta constante (Kc) realmente não varia, segundo dados de sua tese de doutorado, ela pode variar conforme o ambiente em que a cana está inserida. “Na região em que montamos os experimentos -Piracicaba (SP)- descobrimos que não precisamos aplicar tanta água na cultura segundo o Kc estabelecido, gerando economia de água e redução de custos para os produtores”, explica.