A Zilor Energia e Alimentos lança a edição 2025 da campanha “Juntos Contra o Fogo – Prevenir é Proteger”, em parceria com a Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê).
A ação, lançada no dia 23 de maio na sede da Ascana, tem como objetivo prevenir e combater incêndios em canaviais, áreas de preservação permanente (APPs) e matas ciliares da região, reforçando o compromisso da companhia com práticas sustentáveis, proteção ambiental e valorização da biodiversidade.
“Para enfrentar o período seco, é essencial atuar em três frentes: promover a conscientização para evitar focos de incêndio, manter brigadas treinadas e ágeis, e contar com o apoio da comunidade, que pode acionar o 0800 da Zilor em caso de fumaça. A prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir os danos causados pelo fogo”, afirma Cláudio Campanholi, gerente de Parcerias Agrícolas da Zilor.
A campanha da Zilor e da Ascana será realizada entre maio e outubro, período de maior risco de queimadas, com ações educativas, ambientais e operacionais voltadas a colaboradores, escolas, comunidades e authorities.
O foco é promover a conscientização sobre os impactos do fogo na qualidade do ar, na produção agrícola e na vida animal e vegetal da região.
“Desde 2017, a cana é colhida crua em nossa região, porque acreditamos que preservar o meio ambiente é parte do nosso compromisso. Temos equipes treinadas, tecnologia e estrutura, mas o sucesso no combate aos incêndios depende da atitude de cada um. A prevenção começa com a consciência de todos”, destaca Pedro Luís Lorenzetti, presidente da Ascana.
Neste ano, a campanha valoriza o que está em risco, destacando a beleza e a importância da fauna e flora que coexistem com a cultura da cana-de-açúcar e simbolizam a diversidade e o equilíbrio ambiental da região.
O evento de lançamento da campanha contou com a presença de representantes da Zilor e da Ascana e das seguintes autoridades: vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manezinho dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Lençóis, Francisco Naves, prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira e seu vice Claudinei Moraes, o comandante do Segundo Grupamento de Bombeiros de Bauru, Capitão PM Diego de Oliveira Pecoraro, o comandante da Estação de Bombeiros de Lençóis Paulista, 1° Sargento PM Tadeu Bergamasco Urréa, dentre outros convidados.
Entre as ações previstas estão:
• Capacitação de colaboradores;
• Monitoramento estratégico por câmeras;
• Campanha publicitária regional;
• Concurso cultural para alunos do 5º ano das escolas de Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras, Quatá e Lucélia.
• Blitz do Fogo, com distribuição de materiais e orientações à população.
A campanha será lançada em maio, com evento que contará com a participação de autoridades municipais, Polícia Ambiental, representantes das escolas e empresas envolvidas.
Saiba mais sobre a Campanha Juntos Contra o Fogo
Ações e Impacto da Campanha
A Zilor e a Ascana não utilizam fogo na colheita da cana-de-açúcar desde 2017. Ainda assim, incêndios continuam ocorrendo, provocados principalmente por ações criminosas ou acidentes. Esses focos de fogo podem destruir canaviais e florestas, além de ferir ou matar animais silvestres.
O sistema de monitoramento conta com cinco câmeras de longo alcance instaladas em pontos estratégicos e imagens de satélite, que cobrem cerca de 130 mil hectares de canaviais na região. A comunicação entre as equipes é feita por grupos de WhatsApp com colaboradores treinados, que atendem com agilidade as ocorrências para conter os incêndios.
A estrutura de combate inclui 54 caminhões-pipa e equipes das agrícolas associadas à Zilor e da Ascana, treinadas para agir de forma rápida e eficiente.
Para estimular a participação da população, foi criado um canal de denúncias gratuito:
0800 700 1930 – região de Lençóis Paulista e Macatuba
0800 700 1933 – região de Quatá e Lucélia
O número está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, e recebe chamadas relacionadas a focos de incêndio em canaviais da região atendida pela Zilor e pela Ascana.
A campanha “Juntos Contra o Fogo” tem como proposta conscientizar a sociedade de que a prevenção de incêndios é uma responsabilidade de todos.