A Central Açucareira Usina Santa Maria, localizada em Porto Calvo, região norte de Alagoas, estima seguir em safra até o fim do primeiro semestre de 2025.

Quando ela começou a safra: a Santa Maria está em processo de moagem desde a primeira quinzena de setembro.

Leia também:

Renato Junqueira, da Adecoago, é o CEO of the Year do MasterCana Award


Por que é importante seguir a safra: segundo a diretoria da usina, a moagem, que deve continuar até o fim do primeiro semestre de 2025, segue gerando centenas de postos de trabalho.

Usina atende a região

Trabalhadores: a Central Açucareira Usina Santa Maria contrata trabalhadores de várias cidades vizinhas, incluindo Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Jacuípe e Jundiá.

Os funcionários estão otimistas com a nova safra e aguardam um bom desempenho na produção.

Os comerciantes locais também se animam, dado o aumento nas vendas.

Saiba quem são as 30 usinas indicadas para o MasterCana Brasil & Award

Quem começou primeiro: em Alagoas, a primeira usina a dar início à safra 2024/2025 foi a Santo Antônio, localizada em São Luís do Quitunde, no dia 26 de agosto.

A região de São Luís do Quitunde ainda abriga a Usina Camaragibe, em Matriz de Camaragibe.

Moagem prevista passa de 20 milhões de toneladas

Expectativa: de acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar-AL), a expectativa é que esta safra seja a melhor em uma década.

Em linha com isso, a entidade estima a possibilidade de processar até 20,8 milhões de toneladas de cana, superando a produção da safra anterior, que foi de 19,5 milhões de toneladas.


Número de usinas: Alagoas se destaca como o maior produtor de cana do Nordeste, contando atualmente com 17 usinas operacionais.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência