A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), que busca pelo desenvolvimento de uma máquina cortadora de cana para operar em encostas e em áreas planas descontínuas do estado e do Nordeste, reuniu nesta terça-feira (20), pesquisadores e dirigentes de instituições importantes e parceiras.
A entidade recebeu os representantes da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel).
Na reunião, que foi conduzida pelo vice-presidente da AFCP, Paulo Giovanni, que também é o diretor técnico da entidade, foi abordado sobre o problema do déficit de mão-de-obra no corte, mecanismos de financiamento para a mecanização e a execução do projeto. O tesoureiro da AFCP, Damião Pereira, esteve presente, junto com os agrônomos da associação, Virgílio Antônio e Álvaro Rodrigues.
Pela UPE, participaram Dani Guedes, da Agência de Pesquisa e Inovação (Inova UPE) e Rogério Pontes, que é docente do Departamento de Engenharia Mecânica, e ainda exerce o cargo de gerente geral do Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel). Pela UFPE, participou Justo Alvarez, professor do Departamento de Engenharia Mecânica. Do Senai, houve a colaboração de Ítalo Bandeira, consultor técnico. E Ossi Ferreira, que é o gerente do Departamento da Finep no Nordeste.