Saiba 9 destaques da safra 2025/26 na região Centro-Sul até a primeira quinzena de julho, a partir de informações do boletim da UNICA divulgado nesta terça-feira, dia 31 de julho.
- Moagem: na primeira quinzena de julho, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 49,82 milhões de toneladas ante a 43,41 milhões da safra 2024/2025 – o que representa aumento de 14,77%.
- Moagem no acumulado: no acumulado da safra 2025/2026 até 16 de julho, a moagem atingiu 256,14 milhões de toneladas, ante 283,36 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior – retração de 9,61%.
- Unidades em operação: operaram na primeira quinzena de julho 257 unidades produtoras na região Centro-Sul, sendo 237 unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 24/25, operaram 259 unidades produtoras, sendo 240 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex.
- Qualidade de ATR: em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de julho atingiu 133,66 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 143,45 kg por tonelada na safra 2024/2025 – variação negativa de 6,82%. No acumulado da safra, o indicador marca 124,37 kg de ATR por tonelada.
- Impacto negativo: para o diretor de inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, “o clima mais chuvoso e as condições adversas para o desenvolvimento da lavoura observadas desde o início do ciclo também estão impactando negativamente a concentração de açúcares na planta”.
- Concentração de ATR: ele destaca que, no acumulado da safra atual, a concentração de ATR na cana-de-açúcar já apresenta queda de 4,81%, sendo que, na última quinzena, a redução chegou a aproximadamente 10 kg por tonelada de cana. “Esses dados reforçam um cenário de deterioração na qualidade da matéria-prima, com implicações negativas no rendimento industrial da safra 2025/2026”, acrescenta o executivo.
- Produção de açúcar: a produção de açúcar nos primeiros quinze dias de julho totalizou 3,41 milhões de toneladas. No acumulado desde o início da safra até 16 de julho, a fabricação do adoçante totalizou 15,66 milhões de toneladas, contra 17,25 milhões de toneladas do ciclo anterior – queda de -9,22%.
- Produção de etanol: na primeira metade de julho, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 2,19 bilhões de litros, sendo 1,33 bilhão de litros de etanol hidratado (+1,93%) e 865,66 milhões de litros de etanol anidro (+3,01%). No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do biocombustível totalizou 11,62 bilhões de litros (-12,02%), sendo 7,45 bilhões de etanol hidratado (-11,39%) e 4,17 bilhões de anidro (-13,12%).
- Milho: do total de etanol obtido na primeira quinzena de julho, 17,55% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 384,93 milhões de litros neste ano, contra 312,96 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2024/2025 – aumento de 23%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 2,56 bilhões de litros – avanço de 22,25% na comparação com igual período do ano passado.
Clique aqui para acessar o levantamento da UNICA na íntegra