JornalCana

Agricultura será forte no governo Lula

A agricultura deverá ser fortalecida no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, durante a cerimônia de transmissão de cargo, o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse que o programa Fome Zero deverá alavancar a produção e a geração de empregos.

Para o presidente do Sindicato de Açúcar e Álcool de Mato Grosso do Sul, José Pessoa, com Rodrigues e Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o agronegócio estará fortalecido no governo federal. A presença do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na cerimônia também foi apontada por Pessoa como demonstração de prestígio do setor junto ao presidente Lula. Pessoa acredita que o novo governo será mais hábil na resolução de problemas como as barreiras internacionais. “O grande know how do Lula é a negociação”, afirmou Pessoa.

Durante a posse, o ministro destacou que o novo governo tem um grande desafio: reduzir a vulnerabilidade social e externa, que estariam segurando o avanço do País rumo ao desenvolvimento sustentado. No caso externo, a solução seria aumentar as exportações, somente possível através da redução dos subsídios agrícolas. “Os países ricos podem pagar para não produzir. Nós precisamos produzir para pagar nossas dívidas interna, externa e social”, disse Rodrigues. O combate ao protecionismo e a abertura de novos mercados também foram apontados como desafios do novo governo pelo ex-ministro, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

O abastecimento interno e as exportações são duas prioridades do novo governo, segundo Rodrigues. Ele falou ainda que o governo vai investir em políticas de garantia de renda e nas negociações internacionais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram