JornalCana

Agricultura de precisão aprimora processo de mecanização

2011-02-24 GPS Agricultura Precisao Maquina Plantio Usina Guaira (12)
Os recursos da agricultura de precisão são aliados para a obtenção de resultados positivos

Renato Anselmi, de Campinas, SP

A otimização do processo de mecanização das lavouras de cana-de-açúcar ainda depende de soluções que possam elevar a eficiência das operações e criar condições favoráveis para que a cultura expresse todo o seu potencial produtivo. Os recursos da agricultura de precisão, também conhecida como AP, são aliados importantes para a obtenção de resultados positivos, desde que utilizados corretamente.

Considerado como uma das vertentes dessa tecnologia, o piloto automático contribui para a melhoria dos rendimentos operacionais em decorrência do efeito cascata de vários pequenos detalhes, afirma o engenheiro agrícola José Paulo Molin, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), de Piracicaba, SP.

Qualidade dos percursos, menos danos, maior velocidade, trabalho no período noturno estão entre os fatores que geram ganhos de rendimento, enfatiza. Segundo ele, a melhoria do paralelismo, proporcionada pelo piloto automático, reduz sensivelmente as perdas nos canaviais. “Mas, ainda dá para diminuir mais”, observa.

Para o engenheiro agrônomo Leonardo Menegatti, diretor da APagri – também de Piracicaba, SP – os principais benefícios desta tecnologia estão relacionados a uma melhor ocupação do terreno no plantio, à redução de perdas e pisoteio na colheita.
“Há um impacto direto em produtividade, pois o que se deixa de perder é colhido e vai para a indústria. Existe uma grande expectativa em relação à redução de pisoteio e ao aumento da longevidade do canavial, porém, isso não foi observado nem mesmo medido até o momento”, comenta.

A matéria completa você acompanha na edição 245 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram