JornalCana

Agricultor recolhe mais de 222 mil tons de embalagens vazias de agrotóxicos

img2744

Nos últimos dez anos (2002-2012), a agricultura brasileira retirou do meio ambiente mais de 222 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas ou agrotóxicos. Dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), responsável pela destinação final do material, o Brasil hoje recolhe 94% do total descartado, o que denota um grande avanço para o país. 

Os estados líderes na devolução de recipientes de agrotóxicos, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), são Mato Grosso, Paraná, Goiás e São Paulo. 

De janeiro a dezembro de 2011, os produtores rurais do Mato Grosso devolveram 8,8 mil toneladas (t) de embalagens vazias de agrotóxicos. No Paraná, no mesmo período, foram recolhidas 4,5 mil t, e em Goiás foram 3,5 mil t. O volume de recipientes entregues pelos agricultores em São Paulo somou 3,7 mil t. de acordo com a ONG, atualmente o Brasil já recicla de forma controlada 20% das embalagens plásticas monocamadas (PEAD) que são comercializadas.

Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, que também tem orientado a classe em benefício do meio ambiente, esse é o resultado do trabalho e esforço da classe produtiva, que também se preocupa com o meio ambiente, independentemente de lei. Murilo Paraíso, referindo-se à nova legislação federal em vigor desde 2002 que determinou a responsabilidade da destinação final de embalagens vazias para o agricultor, o fabricante e o revendedor. “Acredito que a lei é inteligente em passar a responsabilidade para a cadeia produtiva, mas acho que sem o comprometimento de todos isso não funcionaria”, destacou o dirigente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram