JornalCana

Agregar valor

Um grupo de grandes fornecedores de cana quer uma nova relação comercial com os usineiros. Vão continuar fornecendo cana para as usinas, mas querem industrializar parte do próprio produto para aumentar o valor agregado. Essa moagem seria feita em usinas com capacidade ociosa.

Maior capacidade

O grupo sabe que essa operação não pode ser feita da noite para o dia, mas acredita que as usinas estão aumentando a capacidade de produção, o que vai gerar capacidade ociosa. Esses fornecedores disputariam a capacidade ociosa, vendendo o produto final às próprias usinas ou colocando-o nos mercados interno e externo.

Não no início

Na visão do grupo, a resposta inicial dos usineiros será “não”. Mas se o setor realmente tiver capacidade ociosa nos próximos anos, acabará cedendo porque é melhor do que deixar o parque industrial parado. Para esses fornecedores, a decisão da OMC, a instabilidade política nos países fornecedores de óleo e a competitividade brasileira no setor coloca o açúcar e o álcool brasileiros em evidência ainda maior.

Visão das usinas

Na visão das usinas, o mercado é livre e esses negócios até poderiam ocorrer, mas o setor está estruturado, e a legislação não permite que os fornecedores vendam açúcar e álcool no mercado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram