JornalCana

AgraFNP: safra de cana alcançará 607 milhões de toneladas

A consultoria AgraFNP estima que a safra 2009/10 de cana-de-açúcar alcance 607 milhões de toneladas, 1,48% a menos do que a primeira estimativa feita em março deste ano. As usinas e destilarias da região Centro-Sul devem processar 543 milhões de toneladas de cana, cerca de 6 milhões a menos que na última projeção.

Já as unidades produtivas da região Nordeste deverão moer, segundo a AgraFNP, 63 milhões de toneladas, volume 4,57% menor se comparado com a estimativa anterior. A revisão da projeção para a safra 2009/10 foi motivada pelo grande volume de chuva registrado no Sudeste do Brasil em julho e os efeitos sa fraca adubação realizada no final da safra.

A quantidade média de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana está até 16 quilos abaixo da registrada na safra 2007/08. Além das condições climáticas, o baixo índice de produtividade é reflexo da crise financeira que afeta o setor sucroenergético, com maior gravidade desde o final de 2008.

“Com menor disponibilidade de crédito, muitos produtores ficaram sem capital para realizar a adubação correta nos canaviais”, disse o analista da AgraFNP, Bruno Boszczowski.

A expectativa de produção de etanol na safra 2009/10 também caiu. A consultoria estima em 600 milhões de litros. A produção de anidro deve atingir 8,9 bilhões de litros, 190 milhões a menos que a primeira estimativa. Já a produção de hidratado deve recuar para 17,9 bilhões de litros, 442 milhões de litros a menos que na projeção de março.

“No total, a produção de etanol será menor que na safra passada. É a primeira queda em oito anos”, disse o analista. Já a produção de açúcar deve recuar para 36,1 milhões de toneladas, 200 mil toneladas a menos que a estimada no início do ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram