JornalCana

“Agenda positiva” orienta visita

Autoridades dos EUA dizem ser prematuro acreditar que brasileiros sejam finalmente incluídos no programa Visa Waiver, que dispensa de visto de entrada de viajantes que cumprem determinados pré-requisitos, mas o presidente dos EUA, Barack Obama, deve aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff para mais um gesto de boa vontade nessa área: novos postos de concessão de vistos, além dos atuais no Rio, São Paulo, Recife e Brasília, devem ser abertos no Brasil.

A assinatura de um tratado na área de Previdência, que permitirá contagem do tempo de trabalho em um país para aposentadoria em outro é um dos destaques da visita. A Embraer e Boeing devem assinar um acordo inédito que inclui tecnologia para biocombustíveis. Também como gesto de aproximação, empresários americanos devem anunciar hoje concessão de bolsas de estudo e estágios a brasileiros, como contribuição dos EUA ao esforço de Dilma para incentivar a inovação no Brasil – assunto prioritário da visita.

Empresas na área de telecomunicações anunciarão a criação de centros de pesquisa no Brasil. O anúncio, durante a visita, é uma forma de destacar iniciativas que não têm paralelo por parte da China no Brasil.

Os EUA duplicarão o número de vice-cônsules no Brasil (hoje são 50) – visando brasileiros que, os com gastos próximos a US$ 6 mil por viagem, já são o terceiro maior grupo de turistas no país, só atrás de britânicos e japoneses. Outros interesses econômicos marcam a viagem, especialmente no setor de energia, onde, como em ciência e tecnologia, tem avançado a cooperação dos EUA com a Petrobras e autoridades brasileiras, em temas como prevenção de acidentes. (SL e AR)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram