JornalCana

Agências fazem um acordo na área de gás natural

 A ANP (Agência Nacional do Petróleo) e a estadual Arsesp (de distribuição de gás canalizado, saneamento e energia elétrica em São Paulo) assinaram um convênio de cooperação.

O objetivo é desenvolver estudos e atividades para regulamentar o transporte, a distribuição e a comercialização do gás natural.

O acordo não envolve recursos, “mas haverá intenso intercâmbio técnico para melhorar a regulação do gás, onde há muito para ser feito”, segundo Silvia Calou, presidente da Arsesp.

Para Calou, os pontos mais importantes a serem tratados pelas duas agências referem-se ao biogás, ao transporte do gás e à realização de um leilão de compra pelas distribuidoras para o Estado em 2014, com entrega em 2019.

“Estamos estruturando o leilão, inspirados no que existe para energia.” O contrato da Comgás, por exemplo, está fechado até 2019 com a empresa de gás boliviana.

“Há um agente dominante em toda a cadeia do gás que é a Petrobras. Para que esse mercado tenha mais dinamismo, precisamos tratar da transparência e da clara separação dos elos da cadeia.”

Apenas a Petrobras fornece gás hoje. “Mas temos perspectivas de outros ofertantes com o pré-sal, onde temos outros investidores produzindo, como a BP, a Shell e a OGX.”

“No continente, também a Petra e a Orteng já estão prestes a produzir.” Uma maior oferta, porém, viria apenas no fim da década. “Por isso, queremos o leilão.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram