JornalCana

AFCP e Coaf buscam variedades de cana resistentes à seca e à broca

Comitiva da associação e da cooperativa visitou nesta quarta-feira (19), o CTC, em Coruripe/AL.

Uma comitiva da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e de diretores e técnicos de sua Cooperativa Agropecuária (Coaf) visitou nesta quarta-feira (19), o Polo de Melhoramento Genético do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Coruripe/AL.

A missão foi conhecer e iniciar uma tratativa para futuras parcerias em busca de novas variedades de cana, inclusive transgênicas, mais resistentes ao clima e a algumas pragas na Zona da Mata Norte e Sul de PE.

Na ocasião, conheceram e gostaram bastante da CTC 9001 BT, 9004, 9006 e 7515, estas que também se destacam pelo período precoce e médio para a moagem.

LEIA MAIS > Pesquisador explica como mitigar os efeitos da quebra de safra na área agrícola

“Tivemos a oportunidade de conhecer estas variedades que estão se adaptando no Nordeste. Gostamos, inicialmente, do que vimos em relação à adaptabilidade. Agora, a intenção da Coaf é buscar uma parceria com a CTC para tentar ver como se adaptam em PE, e multiplicá-las para os nossos cooperados, bem como ver se temos associados da AFCP interessados em trazê-las também”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e da Coaf.

Além de Alexandre, a comitiva dos fornecedores de cana de PE no polo alagoano do CTC contou com a presença do vice-presidente da Coaf, Rodrigo Borba e os diretores Pedro Gonçalves e Luiz Otávio, assistidos tecnicamente pelo agrônomo da cooperativa, Geraldo Barros.

“Pudemos conhecer variedades já disponíveis para o plantio. Dentre elas a CTC 9001 BT, que é transgênica e resistente à broca pequena, e a 9004 e 9006, ambas mais adaptadas à seca nordestina”, realça Andrade Lima.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram