JornalCana

Adoçando outros mercados

A operação de embarque de açúcar é toda automatizada. São 60.750 toneladas do produto num único navio. O carregamento começou nesta quarta-feira e só deve terminar nesta sexta-feira à tarde.

O destino é o Porto de Toronto, no Canadá. O país é o segundo maior comprador do produto brasileiro só perde para a Rússia. No ano passado as exportações renderam ao pais mais de US$ 1 bilhão.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo. Pelo Porto de Santos passam 65% de toda a produção nacional que vai para o exterior. A previsão é de que até o final do ano a movimentação do produto, por aqui, aumente 7% em relação a 2002.

O empresário Carlos Eduardo Magano aponta os motivos do crescimento da exportação. “Preço, qualidade uma coisa que diferencia. Nenhum outro país consegue competir com o Brasil nesse produto e isso é um sucesso”, diz o empresário portuário Magano.

Para atender a movimentação do produto, o porto deverá receber investimentos para ampliação da capacidade de armazenagem e a compra de novos equipamentos.

“O que vai nos permitir a partir de fevereiro de 2004 a passarmos também atender navios que tem uma capacidade de 120 mil toneladas”, afirma Osvaldo Ruas Júnior, coordenador de operações de açúcar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram