Administração

Usina Santa Terezinha inaugura Centro de Inteligência Agrícola Corporativo

Usina Santa Terezinha: Centro de Inteligência Agrícola Corporativo recém-inaugurado foca nos quatro pilares que regem a operação da Companhia

Usina Santa Terezinha inaugura Centro de Inteligência Agrícola Corporativo

A Usina Santa Terezinha inaugurou em Maringá (PR) na segunda-feira, 18 de fevereiro, o Centro de Inteligência Agrícola Corporativo (CIA).

Antes, a estrutura estava dividida nos clusters (grupos de unidades agroindustriais) da empresa.

Com a mudança para o Corporativo, o apoio à operação e os controles ficam centralizados, com foco nos Quatro Pilares que regem a operação da Usina Santa Terezinha:

Quatro Pilares da Usina Santa Terezinha

1.  Performance Operacional: área responsável pelo monitoramento de caminhões, tratores e colhedoras, buscando maximizar horas produtivas, reduzir tempos ociosos e padronização de tempos operacionais em operações auxiliares (limpeza, abastecimento, troca de turno etc.);

2.  Segurança: por meio do monitoramento preventivo de fadiga de motoristas, direção defensiva e alertas de intercorrências em vias;

3.  Redução de Custos: através da assertividade logística de caminhões canavieiros e monitoramento de equipamentos com motor ligado sem operação produtiva;

4. Qualidade: por meio do monitoramento de uso de tecnologias embarcadas em máquinas, como piloto automático e sistema integrado de limpeza de cana de colhedoras.
São 46 funcionários no setor, trabalhando em três turnos, atentos às operações de sistematização, preparo do solo, plantio, colheita, transporte de cana, aplicação de vinhaça localizada, caminhões comboio e prancha.

Sobre a Usina Santa Terezinha

A Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. foi fundada em 1964 e é uma empresa brasileira de capital fechado com negócios no setor sucroenergético, presente no Paraná e Mato Grosso do Sul. A história da companhia iniciou no município de Maringá (PR), onde está instalada a primeira Unidade Produtiva, a sede corporativa e o terminal logístico da Empresa.

Hoje, a empresa conta com sete unidades produtivas, localizadas em: Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Ivaté e Tapejara produzindo e comercializando açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado) e bioeletricidade, além de uma biofábrica de mudas pré-brotadas em São Tomé e um terminal rodoferroviário de fertilizantes em Paranaguá. 

A Usina Santa Terezinha tem em seu quadro mais de 8 mil pessoas distribuídas em 35 municípios dos dois estados, mantendo-se assim como uma das maiores empresas do segmento de açúcar e etanol da região Sul do Brasil, com operações agroindustriais alinhadas aos indicadores de Sustentabilidade/ESG.