Administração

Usina Coruripe anuncia alterações no quadro de executivos

Mudanças na Usina Coruripe fortalecem áreas estratégicas e reforçam a integração entre unidades da companhia

Imagem ilustra post sobre os 100 anos da Usina Coruripe

A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, efetuou uma série de mudanças no quadro executivo neste ano. Entre as alterações, a companhia passou a contar com Rafael Venâncio de Oliveira como diretor Financeiro, Toni Santos como diretor Agrícola e César Pimenta como gerente executivo de Fornecedores, marcando avanços na integração das unidades e no fortalecimento de áreas estratégicas.

Com mais de duas décadas de experiência em finanças, incluindo quatro anos como gerente de Planejamento e Relações com Investidores na Coruripe, Rafael Venâncio assumiu a diretoria financeira com sólida expertise em planejamento estratégico, gestão de riscos e governança.

“Minha trajetória na Coruripe me deu uma compreensão profunda da estratégia corporativa e da interlocução com stakeholders. Isso me permite conectar as demandas operacionais às expectativas do mercado, sustentando o crescimento com disciplina e visão de longo prazo”, afirma.

Entre as prioridades, Rafael destaca o fortalecimento da disciplina financeira, a consolidação dos controles de gestão, o apoio aos investimentos estratégicos e a melhoria contínua nos processos de gestão de risco. “A área financeira atua como agente viabilizador dos objetivos estratégicos definidos no plano corporativo, assegurando uma gestão eficiente de recursos e alinhada à disciplina de capital”, destaca Venâncio.

Toni Santos assume Diretoria Agrícola

Mais recentemente, o engenheiro agrônomo e especialista em Gestão Agrícola no Setor da Bioenergia, Toni Santos, passou a integrar o time executivo da Usina Coruripe como novo diretor Agrícola. Com mais de duas décadas de experiência no setor sucroenergético e passagens por grandes grupos, como Raízen, BP Bunge Bioenergia e Odebrecht Agroindustrial, Toni chega com o desafio de fortalecer a operação agrícola da companhia e prepará-la para um novo ciclo de crescimento.

“Assumir essa posição é uma decisão estratégica com propósito. A Coruripe tem ativos sólidos, potencial agrícola com potencial de maior exploração e metas de crescimento. É o momento ideal para contribuir com minha experiência e desenhar, junto ao time, o futuro da companhia no setor”, relata o executivo. Entre as metas estabelecidas, Toni destaca a recuperação da estabilidade no abastecimento de cana e a reestruturação do planejamento de colheita e transporte como prioridades de curto prazo. Em médio e longo prazos, o foco será a modernização da operação com uso de tecnologias, ampliação da área produtiva e capacitação de uma equipe técnica de alta performance.

Toni Santos afirma que o sucesso da gestão será medido por indicadores, como produtividade (TCH e TAH), custo agrícola por tonelada entregue, previsibilidade na entrega da matéria-prima e a evolução da área irrigada e tecnologicamente equipada. “Não queremos só produzir mais. Queremos produzir melhor, com consistência e inteligência”, resume Santos.

Mudanças na Gestão de Fornecedores

A recente reestruturação organizacional da Usina Coruripe trouxe também mudanças importantes na gestão da área de Fornecedores de Cana e Arrendamentos. Toda essa frente, antes subordinada à Diretoria Agrícola, passou a ter uma estrutura própria, agora liderada por César Pimenta, que assume como novo gerente executivo de Fornecedores. Com a mudança, Pimenta passa a se reportar diretamente à presidência.

Dessa forma, o gerenciamento da carteira de fornecedores dos polos Alagoas e Minas Gerais passa a ser integrado na função executiva. Com 22 anos de atuação na empresa e uma extensa dedicação ao planejamento e controle agrícola, César Pimenta conhece a fundo os desafios e as potencialidades dessa área. De acordo com ele, a unificação da gestão traz ganhos operacionais importantes. “Com uma estrutura corporativa unificada, passamos a atuar com mais sinergia, padronização de processos e alinhamento de diretrizes, o que nos permite elevar o nível de eficiência e profissionalismo na gestão da área de fornecedores em todo o grupo”, destaca Pimenta.

Na prática, as prioridades envolvem fortalecer a governança na contratação de fornecedores e arrendamentos, padronizar práticas entre as unidades e ampliar a previsibilidade nas relações comerciais. Ele também aposta no uso de ferramentas digitais para garantir mais transparência, agilidade e eficiência na gestão.

O fortalecimento do relacionamento com os fornecedores, no entanto, segue como foco central. “A Coruripe já é reconhecida como empresa sólida e confiável. Agora, queremos reforçar essa confiança com ações que consolidem parcerias duradouras e tragam resultados concretos para todos”, afirma.

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Iturama, a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 16,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.