Em comunicado nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, a ORPLANA destaca sobre o Consecana. Leia:
“A ORGANIZAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES DE CANA DO BRASIL – ORPLANA tomou ciência da “Nota Pública” expedida pela UNICA, em data de 30 de julho de 2025, recebendo-a com surpresa, pois, ficou combinado com a UNICA a divulgação de um comunicado conjunto, de forma a dar ciência ao mercado dos avanços no processo de revisão do sistema Consecana-SP.
Em que pese tal conduta, a ORPLANA recebeu com alegria o pedido de reunião por parte da UNICA, ocorrida no último dia 24 de julho, dado que a UNICA vem se recusando, desde o mês de abril de 2025, a comparecer nas reuniões da diretoria do Consecana-SP, obstaculizando, com isso, o salutar diálogo entre sócios.
A ORPLANA vem informar ao mercado que está aberta e disposta a finalizar o processo de revisão, nos termos previamente estabelecidos e assinado entre UNICA e ORPLANA, observando os parâmetros obtidos pela FGV, em trabalho técnico contratado.
A indicação pela ORPLANA, dos membros para a composição da diretoria do Consecana-SP, decorre de Resolução Interna da ORPLANA, criada há mais de 15 anos, que prevê uma alternância mínima dos membros, mediante processo eletivo perante o seu conselho deliberativo, composto por 35 associações de classe de produtores.
A imposição por parte da UNICA da troca dos membros, sob pena de inviabilizar o processo de revisão, revela-se verdadeira tentativa de interferência e submissão, inadmissíveis e impróprias ao sistema paritário e propositivo atualmente vigente no Consecana-SP.
O fortalecimento do Consecana-SP passa pela cooperação e respeito mútuo entre os sócios, e não pela imposição de vontades. A ORPLANA reafirma ao mercado sua firme intenção de concluir a revisão do modelo, na forma já previamente estabelecida entre as entidades.
A ORPLANA confia que, até a realização da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 11 de agosto, haja espaço para um diálogo franco e resolutivo, colocando o interesse dos associados e assinantes do Consecana-SP acima de qualquer tentativa de hegemonia ou ingerência.
_____________________________________________________________________________
ORGANIZAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES DE CANA DO BRASIL – ORPLANA.
Gustavo Rattes de Castro – Presidente“